O que particulariza os metais alcalinos e?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Resposta: Formarem facilmente íons monopositivos.

A 1ª energia de ionização dos metais alcalinos terrosos (átomos menores) é maior que a dos metais alcalinos (átomos maiores). Há um acentuado aumento na energia de ionização quando um elétron mais interno é removido. A 3ª energia de ionização dos metais alcalinos terrosos é tão alta que os íons M3+ nunca são formados.

Isso acontece porque eles possuem uma grande tendência a perder elétrons, oxidando-se e atuando como agentes redutores fortes. Em contato com a água, todos os metais alcalinos e alcalinoterrosos formam como produtos uma base e o gás hidrogênio.

apresentam energia de ionização maior do que os metais alcalinos; possuem pontos de fusão e ebulição maiores do que os metais alcalinos; são elementos mais densos do que os metais alcalinos; são menos reativos do que os metais alcalinos.

Propriedades dos metais
Dureza: capacidade de resistir ao ser riscado ou penetrado por outro material. Maleabilidade: capacidade de ser moldado ou sofrer deformação sem quebrar. Ductilidade: capacidade de ser moldado em fios sem que haja rompimento.

Confira as principais propriedades dos metais: Condutividade Térmica e Elétrica Os metais possuem elétrons livres em suas ligações metálicas, o que permite um trânsito rápido de temperatura e calor. É isso que os torna bons condutores de calor e temperatura.

Os metais alcalinos fazem parte da família 1A, ou do grupo 1, da Tabela Periódica. São átomos que, ao se transformarem em íons, formam cátions, doando um elétron da camada de valência para se tornarem eletricamente estáveis e apresentarem a configuração de um gás nobre, com 8 elétrons na camada de valência.

Os metais alcalinos e alcalinos terrosos são elementos das duas primeiras famílias da tabela periódica. São extremamente reativos e muito abundantes na Terra na forma de minérios e sais.

São menos reativos que os metais alcalinos, além de serem um pouco quebradiços. Ainda, possuem dois elétrons na camada de valência, diferentemente dos metais alcalinos, que só possuem um. Sendo assim, os alcalino-terrosos só apresentam carga igual a +2 em seus compostos.

Os elementos que pertencem à família dos metais alcalinos são aqueles que pertencem à coluna 1 ou IA. Respectivamente, na ordem da Tabela, eles são: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).

Um halogênio, um metal alcalino, um metal alcalino-terroso, um calcogênio e um gás nobre podem ser encontrados, respectivamente, nos grupos 7A, 1A, 2A, 6A e 8A.

Segundo os tratados de química inorgânica, os compostos Alcalinos ou Bases, subdividem-se em:

  • Álcalis Fortes;
  • Álcalis Fracos.

O ferro (Fe) é um metal que facilmente sofre oxidação. Essa reação ocorre devido o contato com o oxigênio (O2) do ar e a água (H2O). A corrosão é o desgaste do metal, em virtude da oxidação e, então, forma-se a ferrugem.

Todos eles têm um elétron de valência na camada mais externa. Eles querem perder um elétron para serem iguais ao gás nobre. Então, ele são muito reativos. Eles são tão macios que podem ser cortados com uma faca.