O que pagar do veículo em 2023?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para obter o licenciamento de carro 2023, é necessário estar em dia com todas as obrigações do veículo no ano anterior (não ter multas em aberto e estar com o IPVA quitado) e pagar a taxa de licenciamento no prazo da sua região.

O licenciamento anual é um procedimento de pagamento obrigatório que determina quais são os veículos certificados a circular nas vias de trânsito brasileiras. É por meio dessa taxa que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é emitido ou renovado.

O licenciamento é 100% digital. Basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida por meio do site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou do Bradesco (www.bradesco.com.br). Por determinação do governo federal, a taxa DPVAT, referente ao licenciamento de 2023, não está sendo cobrada.

Para obter o licenciamento de carro 2023, é necessário estar em dia com todas as obrigações do veículo no ano anterior (não ter multas em aberto e estar com o IPVA quitado) e pagar a taxa de licenciamento no prazo da sua região.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

Proprietários de veículos com placas finais 1, 2 e 3 devem efetuar o pagamento do Licenciamento 2023 até o dia 31 de março. Para veículos com placa final 4, o pagamento será em abril; final 5, em maio; final 6, em junho; final 7, em julho; final 8, em agosto; final 9, em setembro; e final 0, em outubro.

Realizado isso, a impressão do licenciamento 2023 do seu veículo estará disponível no portal do Detran, no aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito do governo federal, ou no portal de serviços do Senatran.

Escala de vencimentos do IPVA 2023 começa nesta segunda-feira (13/3)

Começa nesta segunda-feira (24) vencimento do IPVA 2023 por final de placas 1 e 2. Começa nesta segunda-feira (24/4) o calendário de vencimentos do Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) seguindo cronograma por numeração final da placa do automóvel.

Tempo de fabricação: isenção do IPVA 2023 é concedida para veículos com muito tempo de fabricação. Carros híbridos e elétricos: alguns Estados oferecem desconto ou isenção total para veículos híbridos ou elétricos. Doença e para PCDs (Pessoas com Deficiência): não é apenas em caso de PCDs que o IPVA possui desconto.

Além do IPVA também deve ser recolhida a taxa de 'Licenciamento de Veículos, Vistoria Anual e Emissão de Laudo de Gases Poluentes' , que deverá ser paga por meio da Guia de Recolhimento de Taxas – GRT, conforme orientações constantes do sítio do DETRAN-RJ, www.detran.rj.gov.br.

O fundo é abastecido com o pagamento anual de prêmios obrigatórios por parte dos proprietários de veículos, mas há três anos (2021 a 2023) a cobrança foi suspensa.

O licenciamento é 100% digital. Para obter o documento de 2023, basta pagar no banco a GRT (Guia de Regularização de Taxas), obtida no site do Bradesco (www.bradesco.gov.br).

R$ 183,24

O valor é de R$ 183,24. Tão logo haja a identificação do pagamento, o Detran. RJ enviará a informação da emissão do Certificado de Registro e licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e). Motoristas com placas de final 0, 1 e 2 têm até 31 de maio de 2023 para pagar a taxa.