O que oxida bijuteria?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

O gás carbônico, o dióxido de enxofre e outros gases poluentes também aceleram a oxidação dos metais.

Outra ideia interessante é usar o sabão em pó para a limpeza. Basta fazer uma solução de 1 colher desse produto com água em uma tigela e colocar as bijuterias. Depois, basta esfregar as peças de leve com as mãos e deixá-las de molho por aproximadamente doze horas.

A oxidação é um processo químico comum que ocorre com a prata, às vezes independentemente do organismo da pessoa. As joias podem ficar um pouco mais opacas, mas não se preocupe, pois isso é completamente normal e acontece devido a um processo natural do material.

5 dicas espertas para manter as bijuterias sempre novas

  1. Banho de beleza. A oleosidade e sujeira acumulada na pele durante o dia passam também para os acessórios. ...
  2. Organizar. “A organização é a melhor forma de conservar as peças”, afirma. ...
  3. Nada de molhar. ...
  4. Evite praia ou piscina.

É muito relativo, pois depende basicamente de dois fatores: a qualidade das peças e os cuidados da usuária. Por isso, as semijoias podem durar um período de 3 meses ou anos.

Para restaurar bijuterias douradas, vamos usar detergente neutro. Aplique um pouco dele sobre a bijuteria e esfregue delicadamente com uma escova de cerdas macias. Finalize o processo enxaguando.

Cobre e níquel
Combinados com a oleosidade da pele, podem deixar nela uma mancha verde.

Limpar semijoias com detergente

  1. Use detergente neutro (transparente)
  2. Separe uma escova de dentes com cerdas macias;
  3. Pingue o detergente na escova;
  4. Esfregue a semijoia até sair o escurecido;
  5. Enxague em água corrente;
  6. Seque com uma flanela macia polindo para dar brilho.

A primeira é usar um pedaço de giz branco, daqueles de “quadro negro”, junto com as bijus, pois ele absorve a umidade, evitando que as peças fiquem escuras. A outra forma é usando saquinhos de sílica, que absorvem a umidade e evitam a oxidação das peças.

Com vinagre e bicarbonato
Coloque a água morna em um recipiente e acrescente o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente. Molhe as bijuterias nesse líquido e retire logo em seguida. Depois, use a escova de dentes para esfregá-las cuidadosamente. Feito isso, basta deixar que as peças sequem naturalmente.

As semijoias escurecem, também, por motivos biológicos. Algumas pessoas eliminam mais ácido úrico pela pele e isso causa oxidação na peça. Em si, o ácido úrico não apresenta riscos aos indivíduos, desde que em níveis controlados. Mas, quando ele é secretado juntamente com o suor, promove um processo básico de corrosão.

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

A diferença entre os metais nobres e os metais não-nobres é que os metais nobres não oxidam, e os metais não-nobres, sim. Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

Bicarbonato de sódio
Dilua o bicarbonato em água até conseguir uma consistência cremosa. Em seguida, passe a pasta sobre a peça e deixe agir por alguns minutos. Depois basta lavar e secar bem a peça.

Não deixe as peças em contato com bronzeadores ou cremes porque elas podem se danificar. Sempre tire as bijuterias antes do banho. Não vá à praia com bijuterias, pois a areia e a água salgada podem estragá-las.

Realize uma limpeza frequente das bijuterias
A forma ideal de limpar seus acessórios é com um pano seco de algodão ou algum tecido macio. E sem produtos ou sabonetes, limpe-as sempre que chegar em casa para retirar os resíduos de suor ou poluição que podem riscar e danificar as peças.