O que os yanomamis cheiram?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Para isso, eles cheiram o Paricá, um pó alucinógeno feito da casca de uma árvore e que é soprado direto no nariz de cada um deles e em poucos minutos, os índios se transformam, abrindo o caminho do além para um companheiro que morreu.

As principais atividades econômicas dos Yanomami são a caça, a pesca, a agricultura e a coleta de frutos da floresta. Os Yanomami também produzem artesanatos (arcos, flechas, cestos e colares) para a venda.

O etnônimo "yanomami" foi produzido pelos antropólogos a partir da palavra yanõmami que, na expressão yanõmami thëpë, significa "seres humanos".

A aldeia tem sinais de incêndio. De acordo com Júnior Hekurari Ianomâmi, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena e Ye'kuana (Condisi-YY), relatos indicam que os ianomâmis fugiram após o estupro e estão escondidos na floresta.

Os Yanomami são semi-nômades. Como sua alimentação depende do cultivo de roças suplementado pelos produtos da caça, da coleta de frutos e insetos, eles se mudam periodicamente quando a região circunvizinha diminui seu potencial produtivo13,15.

Sinopse. Este é um retrato aprofundado dos profissionais de saúde que trabalham na região indígena Yanomami. São enfermeiros e técnicos em saúde que dedicam suas vidas a tratar os habitantes dos pequenos abrigos isolados nos confins da floresta, onde esses profissionais de saúde formaram seus polos de atuação.

Os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira.

Sob o céu que anoitece, os brancos se deitam cedo, em redes, entre famílias e "parentes" convidados para a festa, e curtem o breu que, numa aldeia sem luz elétrica, é permeado por lanterninhas e pequenas fogueiras que vão amenizar o frio da madrugada amazônica.

Os ianomâmis, yanomâmis, yanoamas ou yanomânis são um grupo de aproximadamente 35 mil indígenas que vivem em cerca de 200 a 250 aldeias na floresta amazônica, na fronteira entre Venezuela e Brasil. Compõe-se de quatro subgrupos: yanomae, yanõmami, sanima e ninam.

A terra indígena yanomami fica localizada na fronteira entre Brasil e Venezuela, com população nos dois países.

Teon - Morte em Tupi-Guarani (1988)

Anhangá – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Monte Roraima surge da floresta tropical onde se encontram as fronteiras da Guiana, do Brasil e da Venezuela. A região também é habitada pelos yanomami. Em sua imensa maioria, eles habitam a Terra Indígena Yanomami, uma reserva ambiental homologada por decreto federal de maior de 1992.

A informação foi revelada pela "Folha de S. Paulo" e confirmada ao g1 na manhã desta sexta-feira (6). Os indígenas desapareceram na última semana de abril.

Relato de xamã Yanomami revela a riqueza e as lutas dos povos da floresta em livro de gênero único. Um grande xamã e porta-voz dos Yanomami oferece neste livro um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico, manifesto xamânico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica.

Boa parte das comidas de origem indígena utiliza ingredientes cultivados localmente, como a mandioca (também conhecida como aipim e macaxeira), o milho, frutas, peixes e ervas aromáticas.

Localização. A Terra Indígena Yanomami tem uma área de 9.664.975 hectares (23.882.670 acres) nos estados do Amazonas e Roraima, no Brasil. O território é limitado pela fronteira com a Venezuela a noroeste. A oeste faz divisa com os territórios indígenas Balaio e Cué-cué/Marabitanas.