O que os Talibãs defendem?
Esse grupo, que defende uma visão radical da lei islâmica, governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, impondo um governo violento e autoritário. Foi derrubado pelas tropas norte-americanas em 2001, mas retornou ao poder 20 anos depois.
Qual é o Deus dos talibãs?
Este Alá – mal interpretado pelos radicais islâmicos -, que se engrandece com a violação de mulheres consideradas infiéis e com mortes aleatórias produzidas em massa em seu nome, se assemelha ao senhor das trevas em pessoa.
Quais são as regras do Talibã?
Os homens foram obrigados a usar barba e as mulheres, proibidas de sair de casa sem a burca (traje que cobre todo o corpo, incluindo o rosto), freqüenar escolas e trabalhar. Cinema e televisão foram proibidos.
O que diz a bandeira do Talibã?
O que significa a bandeira do Talibã? A bandeira talibã é branca com dizeres em árabe. A transliteração soa como La Illaha Ila Allah Muhamad Rasulu Allah —em português, isso significa: "Não há outra divindade além de Deus, e Muhammad, seu mensageiro". Esse dizer é conhecido como Shahada, ou declaração de fé no Islã.
Qual é o significado da palavra Talibã?
No idioma pachto, "talibã" significa "estudante". Hoje em dia, porém, o nome do movimento militante do Afeganistão evoca antes imagens de terror e destruição do que de homens e mulheres debruçados sobre livros.
Qual idioma do Talibã?
Talibã em pashto (idioma dos afegãos na região de Pashtun - leste e sul do Afeganistão) significa “estudante" e foi criado por um pequeno grupo que realizou seus estudos em escolas islâmicas tradicionais no Paquistão.
O que está escrito na bandeira do Afeganistão?
Sobre o emblema, há uma frase em árabe: “não há divindade além de Deus (Alá) e Muhammad (Maomé) é o seu mensageiro". Essa mesma frase também está presente na bandeira do Talibã, com a diferença que as cores da bandeira afegã foram trocadas pela cor branca. "Essa frase é essencial para a crença islâmica, é fundamental.
Quem apoia o Talibã?
Rússia, China e Irã defendem colaboração com o Talibã no Afeganistão.
Quem é o atual líder do Talibã?
Mawlawi Haibatullah Akhundzada
O líder do Talibã, Mawlawi Haibatullah Akhundzada, mais uma vez alertou os estrangeiros para não interferirem no Afeganistão durante um raro discurso em uma reunião de clérigos islâmicos em Cabul na sexta-feira (1°), segundo a mídia estatal.
Quem lidera o Talibã?
Akhundzada é chefe do Talibã desde 2016, quando emergiu da relativa obscuridade para supervisionar o movimento em crise. O nome dele, que é um mulá especializado em questões religiosas e judiciais, começou a ser ouvido em maio de 2016, quando substituiu o mulá Mansur, morto num ataque americano com drones no Paquistão.
Como o Talibã age?
Fundação: 1994, no Afeganistão. Áreas onde está presente: Afeganistão e Paquistão. Objetivos: sendo um grupo fundamentalista islâmico, o Talibã visa à implementação da lei islâmica (sharia) sobre as áreas em que exerce domínio, mediante uma interpretação rígida e extrema.
O que o Talibã está fazendo no Afeganistão?
Em 2021, o exército norte americano deixou o país e o grupo radical voltou a assumir o governo. Os anos sob governo Talibã foram marcados por forte censura, principalmente contra as mulheres, que eram proibidas de frequentar escolas e trabalhar fora de casa.
Quais são as leis do Afeganistão?
A Sharia serve como diretriz para a vida que todos os muçulmanos deveriam seguir. Elas incluem orações diárias, jejum e doações para os pobres. O código tem disposições sobre todos os aspectos da vida cotidiana, incluindo direito de família, negócios e finanças.
Qual é a religião predominante no Afeganistão?
Religião. Mais de 99% da população afegã é muçulmana. Cerca de 80 a 85% destes são seguidores do ramo sunita, e entre 15 a 20% são seguidores do ramo xiita, ramo do islamismo predominante entre os hazaras. Há, ainda, outros 3% de muçulmanos não confessionais.
Quais países reconhecem o Talibã?
A Rússia tornou-se este sábado o primeiro país a reconhecer o novo governo talibã no Afeganistão, desde que o grupo fundamentalista islâmico regressou ao poder em agosto de 2021.
Por que as pessoas temem a retomada do governo Talibã?
Muitos também temem que o Talibã imponha outra vez uma interpretação rígida da lei islâmica, como ocorreu quando os insurgentes governaram o país entre 1996 e 2001. Naquela época, as mulheres eram proibidas de frequentar a escola ou de trabalhar fora de casa.
O que está acontecendo no Afeganistão hoje?
Os afegãos estão sendo forçados a se deslocar de seu país desde 1979. Embora muitos tenham retornado, há 2,3 milhões de afegãos registrados como refugiados na região, principalmente nos países vizinhos Paquistão e Irã. Outros 180.000 afegãos solicitaram a condição de refugiado na região desde o início de 2021.
Qual é o nome da capital do Afeganistão?
Kabul
Cabul ou Cábul é a capital e mais populosa cidade do Afeganistão. Cabul é, também, a capital da província de Cabul.
Quais foram as consequências da ascensão do Talibã no Afeganistão?
Fim da monarquia e uma sucessão de golpes
Em 1973, em um contexto de pouca confiança do povo na família real afegã, um golpe levou Mohammed Daoud Khan à presidência do país. Daoud afastou-se da URSS e se aproximou da Arábia Saudita e do Xá do Irã.