O que os sacerdotes faziam para manter o fogo aceso no altar?

Perguntado por: acunha4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará (Lv 6.12-13).

O fogo é o elemento indispensável no Altar. O nosso coração é o Altar de Deus. A lenha queimando é o fervor, dedicação, entusiasmo, oração.

Você precisa colocar sua mão na cabeça do animal sacrificado e depois matá-lo pessoalmente. (Ver vv. 4–5.) O sacrifício é completamente queimado pelo fogo.

Véu: O sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo passando por um véu. Havia querubins, ou anjos, bordados no véu (ver Êxodo 26:31–33; D&C 132:19). O véu pode lembrar-nos de que estamos agora separados da presença de Deus por um véu.

Primícias, dízimos, oferta de carne, oferta de bebida, incenso, entre outros, também são considerados sacrifícios na Bíblia (M. G. Easton, Illustrated Bible Dictionary and Treasury of Biblical History, Biography, Geography, Doctrine, and Literature).

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

7 Maneiras para reacender a sua chama espiritual

  1. Medite na Palavra de Deus. ...
  2. Ore com fervor. ...
  3. Adore o Senhor com todo o seu coração. ...
  4. Faça Jejum, até mesmo uma refeição por semana ajuda. ...
  5. Permita que o Espírito Santo se mova. ...
  6. Torne seu fogo útil. ...
  7. Conecte-se com pessoas cheias do Espírito.

38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

A brasa foi tirada no altar de Deus, lugar onde Deus habita. O fogo representava o poder infinito e a presença eterna de Deus no tempo do Antigo Testamento. O fogo do altar era mantido dia e noite acesso e dali se retirava fogo para os holocaustos.

… 6Logo depois se retirará a pele do animal, que será cortado em pedaços. 7Então os descendentes do sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo. 8Em seguida os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão os quartos, a cabeça e a gordura em cima da lenha que está sobre o fogo do altar.…

O holocausto era queimado sobre o altar e o sacerdote tinha o trabalho de tirar as cinzas antes de oferecer um novo sacrifício.

A palavra holocausto tem origem grega ('holókauston') e conotação bíblica, significa "sacrifício em que a vítima é queimada viva", ou "sacrifício pelo fogo".

Em uma delas, um bode era morto como oferta pelos pecados do povo, e o sumo sacerdote levava o sangue do bode ao lugar santíssimo. Posteriormente, o sumo sacerdote colocava as mãos sobre um bode vivo e confessava os pecados dos filhos de Israel — transferindo simbolicamente esses pecados para o bode.

O Altar do Incenso servia ao propósito prático de aromatizar gradativamente o ar que junto formava uma coluna de fumaça para acompanhar a coluna de fogo do candelabro de ouro. Sendo assim, a fumaça do próprio incenso, passou a simbolizar as orações do povo de Deus.

O sustento dos sacerdotes era fruto do dízimo de todos os habitantes de Israel. A entrega dos primeiros frutos era algo natural. Os israelitas eram dizimistas não só no que produziam, mas no dinheiro também. Eram fiéis, pois reconheciam a bênção de Deus sobre sua vida.

Muitos homens da tribo de Levi eram chamados para serem sacerdotes nos templos de Israel, mas somente um homem, descendente de Aarão, era chamado para ser o sumo sacerdote (segundo o Sacerdócio Aarônico).

Mas apenas o sumo sacerdote, e só uma vez por ano, entrava no lugar santíssimo. Ele sempre apresentava o sangue do sacrifício pelos próprios pecados e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

Muitos outros exemplos poderiam ser citados a respeito de pessoas que se sacrificaram pelo Senhor. Entretanto, um lugar no reino do Pai Celestial vale qualquer sacrifício que tenhamos que fazer quanto ao nosso tempo, nossos talentos, nossa energia, nosso dinheiro e também nossa vida.

(Mateus 22:37) Quando vencermos nossos próprios desejos egoístas e pusermos Deus em primeiro lugar em nossa vida e fizermos convênio de servir a Ele a despeito do custo, então estaremos vivendo a lei do sacrifício.

Diferentemente dos holocaustos, parte dos sacrifícios de paz eram comidos por aqueles que faziam a oferta (e suas famílias), pelos sacerdotes e suas famílias, e por outros levitas.