O que os sábios falam sobre o silêncio?

Perguntado por: ialencastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O silêncio é o melhor salvo-conduto da mais crassa ignorância como da sabedoria mais profunda. Só o silêncio pode conter a sabedoria quando a vida está em risco. Nos primeiros 30 segundos de tensão cometemos os maiores erros de nossas vidas, ferimos quem mais amamos. Por isso, o silêncio é a oração dos sábios.

Pode também significar desapego, libertação, livramento. Esvaziamento de algo que já não faz mais sentido. Também pode o silencio refletir felicidade, certezas, convicção e força. Sabermos os momentos certos para calarmos e guardarmos para nós aquilo que pensamos nos salva de problemas dispensáveis.

Para ela, o silêncio é como uma arte, tão importante quanto a criatividade, porque é durante esse tempo que encaixamos todas as informações que recebemos e guardamos nas nossas “gavetas internas”, criando o nosso próprio conhecimento.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

Silêncio é uma linguagem sutil. O método de nos comunicarmos com nossa essência divina e com Deus, seja lá qual a concepção que tivermos Dele. É mais do que simplesmente não falar.

Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

"O silêncio é a melhor resposta da verdadeira sabedoria." - Eurípides | Sabedoria frases, Sabedoria, O silencio.

O que acontece é que quando não verbalizamos nossa experiência e não contamos das nossas necessidades não atendidas, a tendência é que os incômodos se acumulem e acabem sendo ditos de maneira que machuca.

O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.

Quando seu silêncio valer mais que sua palavra, fique calado. Quando as palavras não podem ser mais dignas que o silêncio, mais vale ficar calado.

O silêncio geralmente é visto como algo negativo. No entanto, o silêncio pode variar em quantidade e qualidade, pode ser espontâneo ou estratégico, voluntário ou forçado, quente ou frio como uma pedra… Além disso, o silêncio é também positivo e necessário.

No entanto, quando o silêncio é usado como uma forma de punição ou controle, pode ter um efeito prejudicial nas relações interpessoais e na saúde mental dos indivíduos. O tratamento do silêncio é definido como a prática de ignorar, recusar-se a responder ou evitar falar com outra pessoa.

resolve tudo o silêncio neutraliza o silêncio faz o homem Pensar faz ele ter medo faz ele tem segurança. faz ele te de repente aquilo que ele sentia lá no começo do relacionamento com André não conhecia você pelos. sabia o que esperar de você não sabia qual vai seria sua reação.

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

1 Ausência completa de som ou de ruído; calada. 2 Estado de quem se cala ou se abstém de falar. 3 Estado de quem se recusa a ou está impossibilitado de manifestar suas ideias, suas opiniões. 4 Qualidade ou caráter do que é tranquilo; calma, sossego.

Silêncio absoluto não existe. Há sons acidentais, como os produzidos pelo vento, por aparelhos domésticos e os dos alertas das mensagens de notificação no celular e no computador. Há sons quase inaudíveis, como o do coração que pulsa e o do sangue que corre nas veias.

4) Por que "no silêncio se morre aos poucos"? Porque o silêncio nos consome e a dor aumenta.

O silêncio nos convida a ter 'espaço mental', ou melhor, nos revela que temos um espaço interno. No dia a dia não entramos em contato com esse espaço, pois ele está o tempo todo preenchido por algum ruído, barulho: música, trabalho, texto, filmes, discussões, reuniões, o que for”, diz ele.