O que os psicólogos falam sobre o sorriso?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O sorriso é também um dos sinais de comunicação com sentido universal. Expressa alegria, felicidade, afeição. Trata-se de um automatismo dos músculos da face que ocorre em resposta a determinados estados mentais, sendo também usado como transmissor de informação.

Para detetar um sorriso verdadeiro não podemos olhar apenas para os lábios. É fácil esboçar um sorriso com os lábios, mas o mesmo já não acontece quando observamos, atentamente, os olhos e ambos em detalhe. Um bom exercício é tapar uma das partes de cada vez e avaliar as expressões em separado.

O sorriso é um gesto simples que podemos realizar nas mais diferentes situações. Podemos sorrir para cumprimentar, agradecer, demonstrar amor, simpatia, afeição. Quando sorrimos estamos fazendo um convite para que outras pessoas sorriam e passem esse gesto positivo adiante.

O sorriso é considerado um cartão de visita humano, pois, além de expressar sentimentos, deixar o rosto de uma pessoa mais bonito. Cuidar desse aspecto deixa a autoestima elevada, enquanto a falta de dentes pode estimular o afastamento de círculos sociais.

O que é depressão atípica? Também conhecida como depressão sorridente, a depressão atípica é um estado de profunda tristeza interior, como um quadro de depressão comum, mas exteriormente o paciente se mostra com energia e até mesmo alegre. Nesse contexto, é difícil fazer o diagnóstico da condição.

Vários fatores estão relacionados a um sorriso atraente. Os dentes devem estar alinhados a uma linha imaginária que divide o rosto ao meio (linha média), os dentes incisivos superiores devem ter um traço mais dominante e os inferiores não podem aparecer muito.

Sorrir libera endorfina no organismo, diminuindo a quantidade do hormônio cortisol, que é um dos responsáveis por sentimentos de estresse, ansiedade e medo. Portanto, o sorriso ajuda a evitar essas sensações.

quando estamos alegres ou contentes, o sorriso é natural e espontâneo. Por isso, o sorriso é usado como forma de comunicação não verbal entre as pessoas. Ele pode indicar se estamos interessados na conversa ou não, se gostamos da pessoa com que estamos conversando ou se estamos simplesmente cansados.

Um sorriso perfeito mostra entre 3/4 do incisivo central superior até 2 mm da gengiva sobre este dente. Quanto mais jovem o sorriso normalmente maior a exposição de dente e/ou gengiva. Conforme o tempo passa, o tecido dos lábios fica mais flácido e dessa forma expõe cada vez menos os dentes durante o sorriso.

As cores ficam mais vibrantes, o sorriso fica mais solto, até os olhos começam a sorrir. A linguagem corporal de um homem apaixonado aparece no rosto. Além do olhar, também há outros gestos faciais que revelam o interesse de um homem. Por exemplo, levantar as sobrancelhas.

Quais são os principais tipos de sorriso?

  • Apinhamento dentário. É um dos principais problemas capazes de prejudicar a mordida. ...
  • Diastema. ...
  • Mordida cruzada. ...
  • Mordida aberta. ...
  • Mordida profunda. ...
  • Prognatismo.

Continue a leitura deste post e confira 6 formas de elevar a autoestima!

  1. Capriche na escovação. Se você não quer ter vergonha de sorrir, tenha e mantenha bons hábitos de higiene. ...
  2. Coloque aparelho ortodôntico. ...
  3. Use prótese ou implante dentário. ...
  4. Faça um clareamento. ...
  5. Aposte em laminados cerâmicos. ...
  6. Visite o dentista regularmente.

Para se ter um sorriso lindo, a dedicação deve ser diária. Os dentes devem ser escovados todos os dias, no mínimo três vezes ao dia, por cerca de dois minutos. E se possível, sempre depois das refeições e antes de dormir. O fio dental também é essencial e deve ser usado uma vez por dia, preferencialmente à noite.

Um sorriso bonito e saudável é aquele que recebe cuidados em casa e no consultório do dentista. Esse acompanhamento profissional é essencial para que intervenções sejam feitas a fim de combater problemas já existentes e prevenir aqueles que podem surgir no futuro, eliminando fatores de risco.

Quando vemos um sorriso, acreditamos que é indicativo de felicidade. No entanto, há diversas pessoas que são capazes de sorrir e ter momentos de alegria, mas, ainda assim, vivem com pensamentos suicidas. Essas pessoas podem ter depressão sorridente.