O que os psicólogos dizem sobre tatuagens?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A tatuagem é uma marca que muitas pessoas fazem voluntariamente na própria pele. Há os que amam essa arte, enquanto outros a encaram como uma espécie de agressão autoinfligida, que só poderia ser feita por alguém com grandes sofrimentos. Obviamente, esta é uma questão muito complexa.

É: não importa! O psicólogo ou a sua psicóloga pode ter tatuagem. Pode não ter. Você gosta ou não liga e, é por isso que ao conversar com um psicólogo sobre seu assunto, não será problema, pois o foco será você e não o seu profissional.

Pode ser uma forma de defesa, de pertencimento a um grupo, de reforçar o que pensam sobre algum assunto ou pessoa. Muitas pessoas dizem que fizeram uma tatuagem como uma lembrança de alguém ou algum evento. Por exemplo, tatuar a letra de uma música. As frases, claro, acabam sendo os maiores clichês.

Um movimento de tatuagens de ponto e vírgula surgiu nos Estados Unidos e vem ganhando força globalmente. Mas por que mais e mais pessoas estão colocando o ; na pele? Para falar a respeito de saúde mental, depressão e sofrimento.

As tatuagens e piercings estão inseridos na categoria de modificações corporais por razões não médicas, quando há uma interferência na forma natural do corpo do indivíduo, tornando-o diferente das outras pessoas.

As tatuagens estão entre os efeitos colaterais mais comuns que ocorrem com essa deposição permanente de pigmentos na camada cutânea da pele. Além disso, pessoas com doenças de pele já conhecida devem ser alertadas sobre o potencial de risco da enfermidade se desenvolver no local da tatuagem.

É importante notar que a migração da tinta para os gânglios linfáticos não acontece instantaneamente. Na verdade, pode levar semanas, ou até mesmo meses, para que os macrófagos realizem essa jornada completa.

da sociedade. Estudos averiguaram que muitas pessoas tatuadas sofrem preconceito, não são aceitas em alguns contextos, perdem vagas de emprego e são marginalizadas simplesmente por terem o corpo tatuado. A intolerância e o desrespeito pelas decisões do outro estão cada vez mais acentuados.

A muito se propaga a ideia de que pessoas que possuem tatuagens diminuem a possibilidade de conseguir empregos em cargos de grande poder e prestígio. Uma destas profissões que por muito tempo permaneceu com esta falácia tida como verdadeira, foi a profissão de bancário.

Mesmo que ainda exista o estereótipo de que carreiras policiais – militares, bombeiros e etc – não permitem pessoas tatuadas, a ideia está errada. Assim como para outros concursos públicos, a tatuagem é permitida por decisão do STF.

Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo). A tatuagem também não é aconselhável durante a gravidez e amamentação.

podem doar sangue? Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação: após 12 meses do procedimento; se feitas em estabelecimento adequado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses.

O jovem faz tatuagem como forma de marcar sua individualidade e se diferenciar de seu grupo social como defesa à massificação. 2. O jovem faz tatuagem como forma de marcar uma mudança em sua vida ou em um momento de mudança de vida, (associação a um momento marcante).

Pesquisas apontam que 25% das pessoas fazem apenas uma tatuagem, enquanto que 75% têm duas ou até mais. A faixa etária que mais possui tatuagens é a dos adultos entre 30 e 49 anos.

1 – Ponto e vírgula
Depressão, ansiedade e vícios são grandes males presentes no nosso mundo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Tattoo2me em março de 2018, cerca de 5.390 entrevistados relataram ter sofrido algum tipo de preconceito por terem tatuagem. Dentro da estatística citada, 73,89% disseram ter sofrido preconceito dentro da própria família, e os outros 22,26% no trabalho.

O tridente representa força, poder e o próprio universo, ficando incrível em uma tattoo e podendo ser simbolizado de diversas maneiras.

O único versículo em que a Bíblia fala sobre tatuagem está no livro de Levítico no Antigo Testamento. O texto bíblico diz: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:28).

No geral, pessoas com tatuagens podem realizar exames de ressonância magnética. Porém, a interação do campo magnético com a tinta da pele pode aumentar a temperatura do pigmento e causar alguma sensação de ardência e, em raros casos, pode até provocar irritações, inchaços ou queimaduras no local da tatuagem.

Tatuagem. Tudo bem, ainda não existe uma faculdade para atuar como tatuador. Mas há cursos livres, com a capacidade de te mostrar as técnicas da tatuagem. Se optar pela área, vai poder exercitar muito da sua criatividade, brincar com as cores e eternizar uma arte na pele de um cliente.