O que os portugueses encontraram quando chegaram ao Brasil pela primeira vez?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os portugueses encontraram um grupo de 18 indígenas, sendo esse o primeiro contato entre eles e nativos brasileiros, o qual foi pacífico e marcado pela troca de presentes. No dia 2 de maio, os portugueses partiram do Brasil em direção à Índia.

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização.

Em 22 de janeiro de 1532, foi fundada a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: A famosa São Vicente! Localizada no litoral sul, apenas a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, é só descer a serra para conhecer a cidade mais antiga do País.

Os portugueses encontraram no Brasil grandes quantidades de uma árvore chamada de pau-brasil. Antes de chegar à América, os europeus já conheciam uma variedade de pau-brasil, originária do Oriente.

Resposta. Eles esperavam encontrar ouros, diamantes e outras coisas valiosas.

Desde a sua chegada, em 1500, que os portugueses esperavam encontrar metais preciosos no Brasil. Como a Espanha encontrou várias minas de ouro na região de Potosi e lucrou com a mineração, Portugal esperava o mesmo destino quando Pedro Álvares Cabral aqui desembarcou, em 22 de abril de 1500.

A banana foi a maior contribuição africana para a alimentação do Brasil, em quantidade, distribuição e consumo. Da África vieram ainda a manga, o arroz, a cana-de-açúcar. O coqueiro e o leite de coco, aparentemente tão brasileiros, também vieram do continente africano, bem como o azeite de dendê.

Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

Os portugueses encontraram um grupo de 18 indígenas, sendo esse o primeiro contato entre eles e nativos brasileiros, o qual foi pacífico e marcado pela troca de presentes.

Os índios e os portugueses: o encontro de duas culturas. Durante os primeiros anos do descobrimento, os nativos foram tratados "como parceiros comerciais", uma vez que os interesses portugueses voltavam-se ao comércio do pau-brasil, realizado na base do escambo.

Como foi o primeiro contato dos portugueses com os índios? O primeiro contato entre portugueses e índios foi marcado pelo espanto diante do novo, do diferente. Inicialmente, não houve violência, mas sim um contato amistoso e movido por boa disposição.

Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.