Por que os pobres sofrem tanto?

Perguntado por: drosa4 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

falta de investimento em educação; grande número de trabalhadores informais; grande concentração de renda; insuficiência de políticas de combate à pobreza.

Os pobres precisam se resignar a morar em bairros onde tudo é um pouco mais precário e até a expectativa de vida alguns anos menor. A influência da segregação residencial na trajetória vital das pessoas se chama “efeito bairro”, muitas vezes traduzido em fracasso escolar, desigualdade e falta de oportunidades.

Ora, segundo Jeremias 5, 4-5, os pobres e debilitados são aqueles das classes baixas e dominadas, aqueles que não detêm nem o poder e nem o saber. É difícil olhar para a nossa sociedade hoje e detectar quem são estes? De forma alguma. É cada um que passa fome e frio nas esquinas.

A questão 'se Deus existe, por que há pobreza' foi respondida rapidamente: a pobreza existe porque Deus permite o livre arbítrio, e a escolha dos homens por ganância e egoísmo gera a pobreza.

Em se tratando do Brasil, a causa primária da pobreza é estrutural e se amplia por meio da má distribuição de renda. A história do Brasil é marcada pelo processo colonial, cuja sociedade era composta por classes extremamente desiguais, sendo baseada no trabalho escravo.

No entanto, o número de pobres no País ainda é elevado, chegando a pouco mais de 70 milhões de indivíduos. A pesquisa mostra ainda que o número de brasileiros vivendo na extrema pobreza também diminuiu, recuando de 20,03 milhões, em 2021, para 13,72 milhões de indivíduos vivendo em condições de miséria, em 2022.

Diversas são as opções no cardápio de estímulo econômico contra a extrema pobreza: dar dinheiro diretamente aos mais pobres, investir na geração de empregos, oportunizar crédito social, fomentar o empreendedorismo, entre tantas outras.

O pobre, assim, é visto por essa mesma sociedade capitalista, que reifica as relações humanas e mercantiliza todas as esferas da vida cotidiana, como um perdedor, um ser desvalorizado socialmente, um ser desprovido de competências individuais para alcançar um determinado patamar financeiro (Freire, 1989; Guareschi, ...

Partindo dessa premissa, trouxemos abaixo as principais causas da desigualdade social, especialmente na perspectiva da realidade brasileira.

  • Má distribuição de renda.
  • Acesso à educação deficitário.
  • Administração ruim dos recursos públicos.
  • Investimentos governamentais insuficientes.
  • Não garantia de serviços básicos.

A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.

A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. A desigualdade é um dos maiores problemas enfrentados pelos países pobres do mundo.

Os dados indicam que os 10% mais ricos no Brasil, que em 2019 concentravam 58,6% de toda a renda nacional, agora detém 59% dos ganhos. Já a metade da população mais pobre era responsável por 10,1% da renda brasileira e agora representa uma fatia de apenas 10%.

Neste artigo, nós estudaremos um texto do evangelho de Mateus, 26.6-13. Nele, uma mulher anônima derrama um perfume sobre a cabeça de Jesus, e então, ele diz aos seus discípulos: “Pois sempre tendes os pobres convosco, mas a mim nem sempre tendes” (v. 11).

Jesus falava num contexto geral onde os pobres seriam os preferidos por Deus e também num contexto local onde os pobres eram aquelas pessoas que estavam com ele, sendo estes os simples, os necessitados, homens e mulheres dos quais o reino dos céus é dado como dom e como graça.

“A maneira do Senhor de cuidar dos necessitados difere da maneira do mundo. O Senhor disse: 'É necessário que [cuidar dos pobres] seja feito a meu modo'. Doutrina e Convênios 104:16; ver também o versículo 15. Ele não está interessado apenas em nossas necessidades imediatas.

As causas da pobreza no país envolvem fatores históricos, políticos e econômicos, e as regiões com o maior número de pobres no Brasil são Norte e Nordeste. São exemplos de consequências da pobreza o aumento da violência e da vulnerabilidade social.

17 Quem dá aos pobres empresta a Deus, o qual virá a pagar com juros largamente vantajosos. 18 Corrige o teu filho enquanto é novo, enquanto ainda há esperança. Se não o fizeres arruinarás a sua vida.

Essa situação conduz à posição de indignidade espiritual, por facultar a ausência moral de ideais superiores e de ânsias que dignificam o ser humano. Nesses covis da miséria, onde a fome se aloja e o desespero faz morada, os crimes mais perversos são urdidos e praticados.

Se você se pergunta quais são os três maiores problemas sociais no Brasil hoje, nossa resposta é que muito maior que esse número. Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil.

Continuar lendo O que os pobres sofrem?