O que os peixes fazem?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Os peixes são animais que possuem respiração do tipo branquial, apresentando estruturas (brânquias) especializadas a realizar trocas gasosas com a água. A água atravessa as brânquias, e o oxigênio disponível na água passa para o sangue, e o gás carbônico do sangue passa para a água.

A maioria dos peixes respira por brânquias ou guelras, se locomove por meio de nadadeiras, se reproduz pondo ovos e seu corpo é coberto por escamas protetoras.

Os peixes, como todos nós sabemos, são animais que vivem apenas em ambientes aquáticos, tais como rios, lagos e mares. Esses animais apresentam diversas adaptações que permitem a sua sobrevivência nesses ambientes, tais como respiração branquial, nadadeiras para a locomoção e estruturas que possibilitam a flutuação.

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.

É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água. Esse tipo de respiração acontece na maioria dos animais aquáticos, como é o caso dos crustáceos, alguns moluscos e peixes.

Peixes carnívoros: eles se alimentam principalmente de outros animais, como crustáceos, anfíbios, insetos e peixes menores. Exemplos de espécies: Oscar, Acará e Betta; Peixes herbívoros: esses peixes consomem alimentos de origem vegetal, como plantas, algas e outras.

O oxigênio produzido fica dissolvido na água e é ele que os peixes e outros bichos respiram. Pra poder respirar no ar, a gente usa os pulmões. Mas na água, os pulmões encheriam de água, e não ia funcionar muito bem, então os peixes usam outro órgão, as brânquias.

No seu habitat natural, os peixes costumam se alimentar de outros animais aquáticos de tamanho menor como larvas ou invertebrados. A maioria são carnívoros, mas existem algumas espécies que se alimentam de plantas e algas.

Sonhar com peixe expressa um estreitamento com o nosso próprio inconsciente, é uma viagem interior. Certamente isso indica o momento para entrar em contato com o seu íntimo, a sua estrutura psíquica. Ou seja, o que estava guardado e sem consciência, vem à tona, fazendo-se necessário ser conscientizado.

Os peixes conseguem respirar debaixo d'água porque possuem órgão respiratório chamado brânquias, que têm função semelhante à dos pulmões nos seres humanos, embora funcionem de forma diferente.

Além das nadadeiras, o formato do corpo do peixe, a bexiga natatória, o modo como ele respira e algumas outras características físicas, como as escamas, influenciam no deslocamento e são essenciais para eles conseguirem nadar para lá e para cá.

Os peixes estão entre os seres vivos mais primitivos do planeta. Grande parte desses animais são vertebrados, possuem o corpo recoberto por escamas e a temperatura varia de acordo com o ambiente em que vivem (pecilotérmicos).

O pisciano é muito emotivo e sensível, ficando bastante magoado com pessoas frias que os menosprezam ou não dão atenção aos seus sentimentos, ou mesmo que se fecham e não demonstram o que sentem.

Peixes bebem água? Sim! Os peixes absorvem água por meio da pele e brânquias num processo chamado de osmose ou osmorregulação. Assim, regulam a quantidade de sais no interior de seu organismo.

Outro sinal de que algo não vai bem é quando o peixe fica muito tempo praticamente parado na metade inferior do aquário, indicando desânimo e desinteresse em explorar diferentes áreas.

À semelhança dos anéis concêntricos do tronco de uma árvore, que, através da coloração e espessura que, formando faixas alternadamente claras e escuras, permitem contar o número de anos da árvore, em cada escama de um peixe conseguem-se identificar os anos de vida, contando os anéis concêntricos.

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo.

O peixe-bruxa possui quatro corações, sendo mais um dos aspectos de sua pura excentricidade. Ele é um peixe viscoso em forma de enguia, sendo o único animal existente conhecido que possui um crânio, mas não coluna vertebral.

Peixes não “tremem de frio”, porque não sentem as baixas temperaturas da mesma forma que os seres humanos, mas dá pra dizer que também são afetados no inverno. São animais ectotérmicos, que precisam de fontes externas de calor para manter a temperatura corporal.

Isso ocorre pois nossa fisiologia é adaptada para retirar oxigênio do ar atmosférico. Mas, no caso de animais aquáticos, como os peixes respiram? Com algumas poucas exceções, é justamente quando estão fora de seu habitat que eles asfixiam. Quer saber mais sobre o assunto?