O que os noivos são dos padrinhos?

Perguntado por: ecruz2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Atualmente os padrinhos são amigos, ou até familiares do noivo e da noiva, cuja função é auxiliar e cuidar para que mantenham a harmonia e o amor do casal para sempre.

Para o casamento civil, é necessário ter pelo menos duas pessoas que serão as testemunhas. Além disso, podem participar mais duas pessoas, dependendo do cartório. Você pode considerar as suas testemunhas como padrinhos e madrinhas.

O que é Dindos:
É um termo mais carinhoso e afetivo para referir-se aos padrinhos.

MAID OF HONOR [madrinha de casamento]

As madrinhas de casamento estão presentes tanto nos casamentos realizados dentro da religião católica, por exemplo, como no chamado "casamento civil", neste caso, são oficialmente chamadas de "testemunhas". Normalmente, as madrinhas de casamento são pessoas próximas da noiva, como amigas ou familiares.

Mulher que serve de testemunha em batizados, crismas e casamentos, e que assim fica sendo chamada, em relação ao neófito ou à pessoa que se crisma ou casa. Protetora, auxiliadora, madrinha.

Segundo o protocolo, os casais de padrinhos são os primeiros a entrar na igreja. Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo.

A função dos padrinhos de casamento
Além de fazerem parte do Grande Dia do casal, os padrinhos e madrinhas de casamento são aquelas pessoas íntimas do casal que podem (e devem) ajudá-los em diversos momentos da vida. Eles também podem ajudar o casal em alguma parte dos preparativos para o casamento e da casa nova.

Quantos padrinhos deve ter o casamento obrigatoriamente
No caso, eles são as testemunhas do casmento, e são necessárias apenas duas testemunhas (padrinhos). Este número é o obrigatório requerido para oficializar o matrimônio, e fica a critério do casal escolher mais padrinhos.

A opção mais clássica é escrever o nome do cônjuge ou a inicial, seguido da data do casamento. No entanto, frases em português ou em outras línguas, símbolos e até siglas são boas opções para fugir das gravações tradicionais.

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo. A saída da igreja: Finalizada a cerimônia, os noivos saem de braço dado, seguidos das damas e pagens, os padrinhos e restantes convidados.

– O nome do homem, segundo a tradição, vem sempre na frente do da mulher. – Se você está em busca de um Casamento tradicional, o certo é utilizar “Sr e Sra” antes do sobrenome de pessoas casadas.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.

Dependendo da religião do casal, os padrinhos e madrinhas devem ser batizados e praticantes. Sem este cuidado, corre-se o risco de algum nome pensado não estar apto a ocupar esta posição. Ou que ele tenha que ser apresentado e iniciado em algumas premissas e cerimônias necessárias previamente.

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe. Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê.

A palavra demoiselle vem do francês e significa “donzela”. Esse termo se refere às damas de honra adultas ou adolescentes. No casamento, elas são as verdadeiras confidentes da noiva! A função principal da demoiselle é acompanhar a noiva em todos os preparativos para o casamento.

A demoiselle não influencia e nem anula a figura das madrinhas, daminhas e pajens. Pelo contrário, elas só complementam e embelezam ainda mais esse cortejo!