O que os neolíticos produziam?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.

Período do Neolítico ou da Pedra Polida foi o de maior transformação na vida do ser humano da Pré-História. A sedentarização favoreceu a prática da agricultura.

Os objetos utilizados pelo homem eram produzidos de pedra, osso, e madeira.

Um pouco mais tarde, entre 3000 e 1500 a.C., a agricultura tomava espaço com o cultivo de tubérculos e plantas autóctones, como cacau, mandioca, girassol, batata, milho e abóbora.

O homem pré-histórico foi alimentado com alimentos crus que ele estava rondando com a caça, pesca e colheita de frutas e legumes que cresceram na natureza. Com a culinária do alimento as pessoas têm diversificado seus hábitos alimentares, implementando a primeira revolução alimentar.

O Neolítico é o período mais importante da história e um dos mais desconhecidos do grande público. Com a adoção da pecuária e da agricultura foram criadas as primeiras cidades, nasceu a aristocracia, a divisão de poderes, a guerra, a propriedade, a escrita, o crescimento populacional...

A atividade agrícola possibilitou a sedentarização dos grupos humanos no período neolítico. E o aumento da oferta de alimentos, com nutrientes resultou em um grande crescimento populacional nesse período.

Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida aproximadamente entre 10.000 a.C. e 3000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou Idade da Pedra Polida.

Neolítico (do grego néos, novo, e lithos, pedra, "pedra nova") ou Período da Pedra Polida é o período histórico que vai aproximadamente do X milênio a.C., com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao III milênio a.C., dando lugar à Idade dos Metais.

Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Crianças e idosos não trabalhavam.

Assim, o homem começou a abandonar as cavernas e dá início à construção de suas próprias moradias. Essas moradias foram conhecidas por Nuragues, que significam construções edificadas em pedra, em forma de um cone incompleto, sem nenhum tipo de mistura de materiais para uni-las ou revesti-las.

Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo. Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.

A Era do Paleolítico, entre um e dois milhões de anos atrás, foi testemunha da utilização inédita do fogo pelo homem. Nesta época, alguns já moravam em cavernas e vestiam-se com peles de animais, que anteriormente poderiam ter servido como alimento.

O termo "homem das cavernas" às vezes é usado coloquialmente para se referir a neandertais ou cro-magnons (Homo sapiens do Paleolítico).

Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar. Isso possibilitou o desenvolvimento da agricultura. O plantio e a colheita das sementes fizeram com que esses grupos explorassem a terra onde moravam. A produção agrícola era armazenada em objetos de cerâmica para o consumo posterior ou para a troca com outros grupos.

No período Neolítico, já estavam domesticados o cachorro, o gato, a vaca, a cabra, o carneiro, a ovelha, o cavalo e o porco. A prática agrícola, domesticação de animais, a sedentarização e o aperfeiçoamento das ferramentas, foram algumas formas que os grupos do período Neolítico encontraram para dominar a natureza.

Durante o período neolítico, as principais áreas agrícolas estavam localizadas nos vales dos rios Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia, atualmente conhecida como Iraque) e rios Amarelo e Azul (China).