O que os narcisistas não suportam?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Ao sofrerem alguma crítica ou rejeição, podem agir de forma agressiva, pois não suportam que não sejam vistos de maneira especial. Acreditam ter o direito a um tratamento especial, frequentemente sendo servidos pelos outros, e podem até chegar a tentar tirar proveito das outras pessoas para que isso se concretize.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele.

O que deixa o narcisista louco? Narcisistas precisam se sentir valorizados Ou acabam perdendo o interesse. Pensando assim, a pessoa vai ficar extasiada se achar que chamou sua atenção porque você foi difícil de conquistar — assim como se pensar que ajudou você de alguma forma.

Pontos fracos de um narcisista: o medo de ficar sozinho. Essa não seria apenas uma das maiores fraquezas de um narcisista, mas também seu medo capital: a solidão. Um narcisista precisa das vítimas. É como o predador que se move em busca de uma presa para se alimentar.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos . Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

Para se livrar de um narcisista perverso é melhor cortar qualquer tipo de comunicação com ele. Isto pode ser muito complicado, porque ele não se deixa perder alguém que considera "sua propriedade". A pessoa tem que evitar recaídas de todo jeito.

As pessoas narcisistas costumam mentir. Nesse sentido, falam de coisas distantes e difíceis de comprovar e acreditam nisso ferrenhamente. Então, exageram e rentabilizam o que é bom, pois no mundo narcisista o fracasso é sempre algo pertencente aos outros ou ao mundo exterior.

A vulnerabilidade na autoestima torna os indivíduos com transtorno da personalidade narcisista muito sensíveis a “feridas” resultantes de crítica ou derrota. Embora possam não evidenciar isso de forma direta, a crítica pode assustá-los, deixando neles sentimentos de humilhação, degradação, vácuo e vazio.

Desarmar um narcisista requer paciência e coragem. O primeiro passo é mostrar que você não tem medo dele, nem faz parte dos indivíduos que ele pode manipular. O melhor é não se deixar levar por provocações e prevenir confrontos diretos, mas, se eles se iniciarem, procure responder de forma branda e firme.

Os narcisistas usam o contato visual para intimidar e manipular, começando com um longo exame visual, que faz a vítima sentir como se sua própria alma estivesse sendo sondada. Eles aprendem tudo o que podem sobre a vítima, espelhando seu comportamento e copiando o estilo de comunicação.

O narcisista quer que você o persiga
Ele adora a emoção de saber que alguém o quer e, portanto, ser perseguido. Portanto, ignorar de repente (especialmente durante a fase do love bombing) é sinal de que ele está começando a se sentir muito apegado e quer mudar as coisas, fazendo com que você o persiga.

Gritar, bater nos móveis, insultar ou mesmo usar uma agressividade passiva de quem opta por causar danos continuamente, mas de forma disfarçada. A raiva narcisista pode se manifestar de várias maneiras, mas todas exibem uma forma específica de violência.

Quando um narcisista fica quieto, o que ele quer de toda maneira, é ter o controle final. Veja bem, às vezes o que se esconde por trás do silêncio é a sensação de perder o controle e de sentir-se inseguro.

Ansiedade generalizada, síndrome do pânico, depressão e transtorno do estresse pós-traumático também são algumas das patologias emocionais causadas por tudo que você vem passando.

Sentir arrependimento é assumir a responsabilidade por sua parte no rompimento. Como o narcisista nunca assumirá uma responsabilidade pessoal, também nunca sentirá arrependimento. O narcisista não se arrepende de ter perdido você como pessoa, porque não se importa com você como pessoa.

"O narcisismo e forma exacerbada leva a sintomas que tornam-se psicopatologias que acarretam em sintomas físicos e levam, inclusive, à diagnósticos de ansiedade, depressão, trantorno bipolar, das personalidades dramáticas, entre outros. Tudo isso é consequência, porém a causa está no narcisismo patológico.