O que os macacos pensam?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Um estudo publicado no Science Advances, sugere que os macacos têm padrões de pensamento naturais semelhantes aos dos seres humanos. Os investigadores das Universidades de Califórnia – Berkeley, de Harvard, e de Carnegie Mellon, descobriram novos avanços acerca da evolução da linguagem.

A maioria dos primatas, inclusive o homem, é sempre tricromata – ou seja, enxerga todas as misturas de tonalidades em torno das três cores primárias (verde, azul e vermelho). Já os sagüis e os micos sul e centro-americanos podem ser tricromatas ou dicromatas.

Um estudo publicado na revista científica Nature revelou que, assim como os humanos, os primatas são inteligentes o suficiente para deduzir as crenças e antecipar os erros das pessoas. Eles são capazes de se colocar no lugar do outro e imaginar o que eles estão pensando e como vão agir em determinadas situações.

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Provavelmente você está surpreso, mas é isto mesmo: entre os animais domesticados pelo homem, o porco é o mais inteligente do planeta. Por incrível que pareça, as pesquisas comprovam que as habilidades do porco chegam a superar as dos cachorros e gatos. Eles entendem como funciona um espelho, por exemplo.

Os primatas não dominam a fala humana, embora possam se comunicar com as pessoas através da linguagem de sinais. Além disso, através de diferentes experimentos, foi observado que eles entendem e associam palavras a coisas.

São Paulo – Macacos falantes podem ser um fruto apenas da ficção científica. Mas pesquisadores americanos e austríacos descobriram que Macaca (um gênero de primata que vive na Ásia e na África) teria a capacidade de falar como seres humanos. Isso porque os animais têm a anatomia necessária para a fala.

São animais que têm uma cauda longa. Esses macacos podem viver mais de 30 anos em cativeiro. O muriqui-do-sul é o maior primata não humano das Américas.

Homens e macacos conseguem distinguir as cores vermelha e verde -uma capacidade única entre os mamíferos- porque isso ajudou para que seus ancestrais comuns consumissem as folhas mais nutritivas das plantas, aquelas mais jovens e avermelhadas.

Comunicação dos macacos
A duração e a frequência dos sons emitidos varia de acordo com cada espécie: os gritos graves produzidos pelos bugios podem ser escutados a distâncias de cerca de 4 quilômetros, enquanto os macacos-de-cheiro são capazes de emitir mais de 25 sons diferentes.

Os orangotangos estão entre os primatas mais inteligentes, diz o IJG Bélgica.

Com 2,5 anos, tanto crianças quanto macacos já demonstram essa capacidade de assimilação”, diz. Diferentemente dos demais primatas, porém, que conseguem cuidar de si mesmos após o desmame, o Homo sapiens é extremamente dependente até, pelo menos, os 7 anos.

superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...

Para ser aprovado e se associar à Mensa, é preciso fazer mais de 130 pontos no teste de QI — a média no Brasil é de pouco mais de 83 pontos, segundo os cientistas Richard Lynn e David Becker, no livro The Intelligence of Nations (A Inteligência das Nações, em tradução livre), de 2019.

Fabiano de Abreu recentemente entrou em uma sociedade que também avalia a criatividade, colocando ele entre as 24 pessoas com maior QI do mundo. Publicado em 10 de agosto de 2023 às, 17h07. Última atualização em 10 de agosto de 2023 às, 17h22.

Golfinhos
Eles são conhecidos por serem uma das espécies mais inteligentes do planeta. Eles são altamente capazes de aprendizagem e imitação.

1. Água-viva. As águas-vivas, longe de ser possível testar sua inteligência, são consideradas um dos animais menos inteligentes que existem porque não possuem cérebro ou sistema nervoso central. São espécies que não tiveram que evoluir desde que começaram a se mover pelos mares.

Entre eles, um artigo publicado pela National Geographic menciona o tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) como o vertebrado mais longevo do mundo. O peixe cartilaginoso é capaz de viver 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.