O que os leigos podem abençoar?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

4. Por isso, todo leigo pode pedir a bênção de Deus sobre a vida das pessoas, para lugares e objetos que estejam ligados ao sacramentais e ao devocional popular.

Para ser verdadeiramente água benta, tem que ser abençoada pelo ministro ordenado (diácono, padre ou bispo). Ao ser abençoada, a água, conforme prescreve a Santa Igreja Católica, torna-se um sacramental, que possui grande eficácia para as pessoas nas diversas realidades da vida.

Marcelo explica também que “a Igreja é chamada a ser a extensão da presença de Deus na vida das pessoas, por isso, é chamada também a abençoar todas as pessoas, por meio dos sacramentos.” Todas as pessoas podem ser abençoadas, desde que queiram, pois, como ensina o Pe.

A primeira é a canônica, que define o leigo como quem não pertence ao clero (e, por extensão, à vida religiosa), abordagem essa que se mostra pouco relevante para o Novo Testamento, a não ser para a compreensão alegórica do sacrifício e do sacerdócio de Cristo, especialmente na Carta aos Hebreus (Hb 4-6).

O leigo tem como vocação própria, procurar o Reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas ordenando-as segundo o Plano e a vontade de Deus. Cristo os chama a ser “sal da terra e luz do mundo”. O leigo chega aonde o sacerdote não chega.

No entanto, o termo teve sempre uma conotação negativa: “leigo” é aquele que não sabe, que não domina determinado conhecimento, que não tem o conhecimento ou a habilidade necessária para determinada arte ou ciência, que não possui conhecimento aprofundado sobre determinada área do saber.

Assim, em vez de leigo religioso, é mais correcta a designação de leigo consagrado, que é aquele que apenas tem votos religiosos (pobreza, castidade e obediência), mas não possui ordens sacras.

Os fiéis leigos são chamados por Deus para contribuírem para a santificação do mundo a partir “de dentro”, realizando suas tarefas próprias, norteados pelo espírito do evangelho, manifestando Cristo aos outros, especialmente com testemunho de vida e através da sua fé, esperança e caridade.

Portanto, se você tiver objetos de devoção que ainda não foram bentos, peça a um sacerdote que faça isso. Não para ter um amuleto ou uma superstição, mas para ser um sinal da bênção de Deus na sua vida.

A água benta nos alcança o perdão dos pecados veniais
A água benta, como todo sacramental, leva-nos a invocar, nas diversas circunstâncias do dia, o socorro do Divino Espírito Santo, para o bem de nossa alma e de nosso corpo.

Deus os abençoou e disse-lhes: “Sejam férteis e cresçam, encham a terra e dominem-na”. Deus abençoa (não ordena!) o homem e a mulher a procriar, transmitindo poderosamente que o que parece ser uma função padrão dos humanos e das criaturas é nada menos do que uma bondade concedida a eles por Deus.

Uma bênção pode ser dada por meio de um gesto (imposição de mãos, sinal da cruz, água benta, entre outros) e pela palavra, com uma oração particular segundo as circunstâncias. Eis alguns exemplos de bênçãos e orações para pedir a bênção de Deus. Etimologicamente, abençoar é “fazer bem”.

Na Bíblia a bênção é dada e a herança é transmitida com a mão direita. Os justos estarão à direita de Deus, e os condenados, à esquerda. No entanto, nascemos com o coração à esquerda.

Regra geral eles respondem: “Deus te abençoe”, “ a bênção de Deus, meu filho”. Eu sempre digo: “Jesus, nosso Senhor lhe abençoe” ou “Jesus lhe abençoe”.

Cristãos leigos e leigas são os homens e mulheres que ao serem marcados pelo batismo, tornam-se sujeitos eclesiais de forma plena, diferindo-se dos ministros ordenados em sua vocação, constituindo-se na maior parcela do Povo de Deus.

A “teologia leiga”, diferente de popular, como o labor teológico feito e escrito por leigos a partir do seu lugar, pode oferecer contribuições para a teologia pública. Pensar a fé no lugar da laicidade é permitir que a teologia seja interpelada por questionamentos diferentes da realidade da vida sacerdotal e religiosa.

leiga | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.