O que os jovens têm medo?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os jovens, assim como os adultos, passam por medo da rejeição, do fracasso, da solidão, do amor, entre outros. O que difere é o contexto no qual essas emoções vêm à tona. Durante a juventude, as pessoas têm toda a vida pela frente.

No topo da lista de preocupações dos jovens brasileiros atualmente estão três itens: combate à fome e à pobreza, geração de empregos e preservação do meio ambiente.

tanatofobia

O medo da morte é uma situação que mesmo tendo consciência de ser um fator natural, o pensamento é desagradável para muitas pessoas. O medo também pode ser chamado de tanatofobia. O termo vem do grego sendo 'thanato' morte e 'phobos' está relacionado a temer ou ter medo.

Medo da morte, medo de ser abandonado, de sofrer por amor. Medo de altura, de cobra ou de cachorro. São tantos os medos que assolam a vida dos jovens, que fica difícil elencar os principais. Essa sensação ruim se manifesta desde o nosso primeiro dia de vida, até o último.

O medo mais comum de todos é a aracnofobia, que é o medo de aranhas. Ela se manifesta como uma angústia que a pessoa sente ao imaginar que tem uma aranha perto dela, ao ver um vídeo de uma aranha ou ao ver uma foto de uma aranha. Esse é, de longe, o medo mais comum entre os tipos de medo que as pessoas podem ter!

Saiba como são algumas das fobias mais raras e incomuns

  • Crematofobia. É difícil entender que, no mundo de hoje, haja pessoas com medo de dinheiro. ...
  • Catisofobia. ...
  • Hexacosioi-hexeconta-hexafobia. ...
  • Anemofobia. ...
  • Clinofobia. ...
  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. ...
  • Ablutofobia.

Questões hormonais e culturais podem estar envolvidas. Inclusive, o próprio padrão de beleza atual e as exigências por trás dele — que certamente são mais fortes no sexo feminino — teriam um papel importante nesse sentido.

Tristeza, medo, culpa, preocupação e alterações de humor são alguns dos principais sintomas emocionais que podem ser apresentados na criança e no adolescente. Como sintomas comportamentais, temos as crises de choro, falta de concentração, isolamento e desânimo em realizar as atividades que antes eram corriqueiras.

A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.

Abaixo, entenderemos exatamente como os seis medos básicos da humanidade se fazem presentes em nossas vidas e por que eles são tão influentes.
...
Os 6 medos básicos da humanidade

  1. Medo da pobreza. ...
  2. Medo da velhice. ...
  3. Medo da crítica. ...
  4. Medo de perder o amor de alguém. ...
  5. Medo da doença. ...
  6. Medo da morte.

Os 8 tipos de medo

  • O medo do que os outros vão pensar. Esse é provavelmente o medo que mais me influenciou até hoje. ...
  • O medo de estar sozinho. ...
  • O medo de falar a verdade. ...
  • O medo da perda. ...
  • O medo de falhar. ...
  • O medo do futuro. ...
  • O medo de achar que você não consegue.

O tópico de pesquisa online mais popular para crianças no mundo é “vídeo”, com uma participação de 17,25% nas buscas (isso inclui consultas relacionadas a conteúdo, serviços de streaming como Netflix, YouTube e youtubers, blogs, séries e filmes). Vídeo (17,25%); Tradutor Online (13,58%); Comunicação Online (9,88%);

Entre os medos mais comuns entre adolescentes estão aqueles relacionados à falha social, à aparência física, ao futuro, à morte e à sexualidade. Porém, todos são passageiros e sem repercussão importante na vida pessoal, familiar e escolar.

Eles querem um emprego que os traga satisfação, querem comprar uma casa própria, querem alguém para amar e quem sabe construir uma família e eles também querem poder comprar tudo o que quiserem (ou o que o seu ídolo do Instagram tem) e viajarem o mundo (ou para onde o seu ídolo do Instagram for).

Medo da perda da saúde. Medo da perda do amor. Medo da velhice. Medo da morte.

Segundo Napoleon Hill, existem seis medos básicos que aflitem os seres humanos: medo da morte, medo da pobreza, medo da velhice, medo da perda, medo da doença e medo da crítica.

Ecbatana teria sido fundada por volta de 678 a.C mas seus primórdios podem remontar a 2.000 a.C, com a união das vilas é que teria dado origem a grandiosas cidades dos medos. Hoje é Hamadan, situada a 300 Km a sudoeste de Teerã , na Irã.

O maior medo de todas as pessoas é o medo da morte. Para as pessoas com filhos, ele é transferido para a morte ou doença dos filhos (atinge 77% dos entrevistados). O segundo maior medo é de sofrer violência (física ou emocional), com 66% das menções.

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.