O que os jovens querem conquistar?

Perguntado por: ohilario6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

A conquista da casa própria é prioridade para 91% dos jovens brasileiros entre 21 e 24 anos de idade. É o que revela a pesquisa inédita encomendada pela plataforma QuintoAndar e realizada pelo instituto Datafolha em todas as regiões do País.

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

Um dos estilos mais ouvidos pelos jovens brasileiros atualmente é RnB / Rap Acustico, gêneros que se encaixam exatamente nesse mood “pegação”. Essa playlist se joga nesses estilos e apresenta as melhores tracks pra se pegar ou pensar no moreno/morena.

Foco na empatia e no amor por meio da atenção às questões de igualdade e desigualdade de gênero, cor e raça, o que denuncia uma realidade intolerante e polarizada. Preocupação em acabar com a desigualdade e expectativas de mudança para a construção de um mundo com menos violência e mais respeito.

Veja abaixo algumas dicas para motivar e inspirar os jovens aprendizes no dia a dia:

  1. Exercite a empatia. Para ter esse ambiente positivo, é preciso desenvolver a empatia com quem está começando. ...
  2. Deixe claro que errar faz parte. ...
  3. Dê voz a eles. ...
  4. Defina metas realistas. ...
  5. Seja paciente.

Os adolescentes são mais influenciáveis pelas pressões sociais porque, ao mesmo tempo que estão se descobrindo, eles estão tentando se encaixar no mundo. Por tudo isso, é essencial que os adolescentes alcancem o equilíbrio entre serem eles mesmos e se adaptarem ao ambiente.

Os jovens se expressam culturalmente de diversas formas como consumidores dos bens culturais, bem como criadores das suas próprias expressões com o intuito de mostrar à sociedade e ao mundo a importância dos seus valores e da sua cultura no processo de transformação da realidade vigente.

A comunicação entre adolescentes é uma exploração de todo um mundo de emoções, aspirações, mistérios, pesquisas, viagens e aprendizados de vários tipos. Para eles, tudo se resume a viver o presente, ser eles próprios, partilhar um espaço próprio onde o encontro e o autoconhecimento são estimulados.

De acordo com a pesquisa, os jovens estão medianamente satisfeitos com sua realidade profissional. De 0 a 10, a percepção de sentido no trabalho foi avaliada em 5,71. Já a nota média para a felicidade com o emprego foi 5,62. A definição de trabalho mais mencionada pelos jovens é “algo que agregue valor” (79,9%).

A pesquisa do Instituto Cidadania aponta que educação e emprego são os assuntos de maior interesse para os jovens. Esse dado tem uma explicação fácil: o índice de desemprego juvenil é quase o dobro do índice para pessoas com mais de 25 anos.

Hoje, as culturas juvenis desdobram-se em culturas digitais. Os jovens procuram conectar-se. Eles mobilizam-se nas redes sociais, tecem tramas de cumplicidade, envolvem-se em novas redes de comunicação de suporte à participação cívica e política: websites, facebook, blogs, fóruns, protestos online, etc.

Mais participação, mais uso da tecnologia, mais atividades além dos muros da escola: esses são alguns dos desejos dos jovens com relação à educação, de acordo com pesquisa realizada pelo portal Porvir.

Os jovens da geração Z aprendem de maneiras múltiplas; uma variedade de fontes articuladas pode integrar seus materiais de aprendizado. Esses jovens são multifocais e convergentes, ou seja, convergem conteúdos por meio de plataformas diferentes.

Aqui estão cinco coisas que os líderes podem fazer para promover experiências espirituais para os jovens com quem trabalha.

  1. Dar aos Jovens a Oportunidade de Servir. ...
  2. Conecte os Jovens com a Palavra de Deus. ...
  3. Ser Consistente. ...
  4. Aproveitar as Oportunidades Existentes para Ensinar e Ouvir. ...
  5. Trabalhar Juntos para uma Meta em Comum.

Dicas de como lidar com adolescentes

  1. Proponha o diálogo. ...
  2. Saiba impor limites. ...
  3. Faça elogios com mais frequência. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Fortaleça a amizade com o adolescente. ...
  6. Mantenha contato com a escola. ...
  7. Ofereça autonomia. ...
  8. Tenha maturidade durante os conflitos.

Os vídeos que mais fazem sucesso no TikTok tem como base os seguintes conteúdos: Desafios (challenges). Conteúdo com base em hashtags populares. Vídeos de dança.

Pessoas entre 18 e 24 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam.

A sociedade espera que os jovens principalmente estudem, se preparem para o futuro, se tornem cidadãos de bem e um dia trabalhem para a sociedade em que vive, porque são os jovens que são o futuro da sociedade.