O que os jovens podem fazer para ajudar a sociedade?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

10 coisas que os jovens podem fazer para mudar o mundo

  • Faça trabalhos voluntários. Existem diversas causas sociais que influenciam muito a visão de um mundo melhor. ...
  • Seja ecologicamente correto. ...
  • Respeite. ...
  • Pratique a solidariedade. ...
  • Seja consciente. ...
  • Seja doador. ...
  • Sem julgamentos. ...
  • Educar as crianças.

A sociedade espera que os jovens principalmente estudem, se preparem para o futuro, se tornem cidadãos de bem e um dia trabalhem para a sociedade em que vive, porque são os jovens que são o futuro da sociedade.

Para mudar a sociedade é necessário antes mudar a nós mesmos, uma vez que comunidade social é um reflexo externo daquilo que nós como indivíduos somos internamente. Devemos começar avaliar nossas crenças e comportamentos, pois eles mostram o tipo de sociedade que desejamos criar.

Os jovens também são confrontados com desafios globais, como as mudanças climáticas, desigualdade social e problemas políticos. Eles podem sentir a responsabilidade de enfrentar essas questões e buscar soluções, mas muitas vezes podem se sentir impotentes ou frustrados diante da magnitude dos problemas.

PEQUENAS AÇÕES: COMO PODEMOS MUDAR O MUNDO AOS POUCOS?

  • Doe sangue. Doar sangue é simples, fácil, rápido e gratuito, e pode salvar muitas vidas. ...
  • Seja doador de órgãos. Ser doador de órgãos não exige nenhuma burocracia, dinheiro ou tempo. ...
  • Combata preconceitos. ...
  • Seja gentil. ...
  • Voluntarie-se. ...
  • Cuide do meio ambiente.

Pessoas entre 18 e 24 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam.

Voluntariado: Trabalhar com projetos de voluntariado nas escolas, que complementem o currículo e sejam válidos nas avaliações. Comunicação: Criar projetos de imprensa jovem, fomentando a criação de rádios, tevês, jornais, blogs, dentre outras mídias escolares geridas pelos estudantes.

Mas existem muitos outros assuntos que os jovens atuais mais procuram ou desejam comentar, como é o caso da sexualidade, drogas e bebidas alcoólicas, exposição na internet, gestão financeira e até mesmo tópicos que envolvem a sua religião, como tipos de religiosidade, palavras de Deus e outros.

Respondendo de forma espontânea, 20% disseram que o que mais desejam é ter estabilidade financeira, vida confortável e ficar ricos; 16% querem ter a casa própria ou para a família, 15% sonham com sucesso, bom emprego e remuneração e 8% almejam terminar os estudos.

Têm mais destaque a corrupção (36%), poluição (26%) e instabilidade econômica (26%). O levantamento foi divulgado enquanto autoridades mundiais se reúnem em Madri para discutir sobre esse assunto na COP-25 (conferência do clima da ONU) até sexta (13).

Então, confira nossas dicas de como agir e se inspire!

  1. Recicle o lixo. Use lixeiras seletivas em casa para descartar o lixo de acordo com cada categoria — metal, papel, vidro, orgânico etc. ...
  2. Economize água e luz. ...
  3. More próximo ao seu local de trabalho. ...
  4. Adote um animal de uma ONG. ...
  5. Repense seus hábitos de consumo. ...
  6. Doe sangue.

Por meio do estímulo à proteção e à diversidade cultural, uma sociedade torna-se mais justa. Ou seja, com menor desigualdade social, preconceitos, intolerância e desrespeito aos diferentes modos de vida. “Os governantes devem promover políticas públicas de incentivo à cultura.

O estudante se sente mais motivado a aprender quando vê sentido no conhecimento. Fazemos qualquer coisa melhor se estivermos motivados. Esse estado vem de um conjunto de fatores psicológicos, fisiológicos, de ordem intelectual e também afetiva.

30 out 2021 Conheça as doenças mais comuns na adolescência
Mudanças fisiológicas, emocionais, sociais, pressão nos estudos e convivência familiar… a lista é tão longa, que os adolescentes sentem dificuldade em administrar todas as novidades que surgem e esses fatores acabam interferindo nos cuidados com a saúde.

Novos desafios dos jovens na atualidade: trabalho, educação e família.

O filósofo grego Sócrates marcou a história quando trouxe o olhar do ser humano para si mesmo. Ele dizia que, ao invés de se ocuparem em buscar a riqueza material, as pessoas deveriam viver mais concentradas no seu próprio desenvolvimento.

Porque, na realidade, o ser humano tem a capacidade de identificar as atitudes que podem ou não contribuir para a construção de um mundo melhor.

“Em comparação com as gerações mais velhas, adolescentes e jovens do mundo permanecem esperançosos, com uma mentalidade muito mais global e determinados a tornar o mundo um lugar melhor. Eles se preocupam com o futuro, mas se veem como parte da solução”.