O que os jovens mais procuram na internet?

Perguntado por: amata . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

A maioria dos acessos ocorre na escola (42%), em casa (40%), na lan house (35%) e pelo celular (18%). E a atividade preferida da turma é acessar as redes sociais – mais de 70% têm perfil próprio em pelo menos uma delas.

O tema mais buscado pelos jovens foi relacionado à games, com 44% das buscas. Entre os assuntos estão os jogos Roblox (23%), Among Us (21%), Minecraft (20%), Gacha Life (16%) e Fortnite (11%). Já entre os consoles, o Nintendo Switch lidera as buscas (42%), seguido do PlayStation (36%) e do Xbox (22%).

A atividade mais realizada pelos jovens na internet é ouvir música (87%); seguida por assistir vídeos, filmes ou séries (82%); pesquisa para trabalhos escolares (80%); envio de mensagens instantâneas (79%); pesquisa por iniciativa própria (65%); conversas por chamadas de vídeo (32%).

Segundo o levantamento, 66% dos jovens desejam conhecer o mundo e quase metade, 47,9%, almeja ser feliz no trabalho.

Os jovens não escutam apenas música, eles escutam o mundo. Eles descobrem artistas com potencial e os trazem para o mainstream. A forma de se consumir essas obras pode ter evoluído com o passar dos anos, mas a música ainda consegue ter uma relação próxima com a juventude, mantendo sua essência.

Ter um emprego, comprar um apartamento e morar fora do país são os três principais sonhos dos jovens brasileiros. A pesquisa foi feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que perguntou "Qual é seu maior sonho?” para 37.275 estudantes, entre 15 e 26 anos, de todos os estados da nação.

Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no último mês, serve de alerta para pais e responsáveis por adolescentes e pré-adolescentes. Conforme o documento, a depressão é a doença que mais afeta, em todo o mundo, jovens na faixa etária de 10 a 19 anos.

Os adolescentes são mais influenciáveis pelas pressões sociais porque, ao mesmo tempo que estão se descobrindo, eles estão tentando se encaixar no mundo. Por tudo isso, é essencial que os adolescentes alcancem o equilíbrio entre serem eles mesmos e se adaptarem ao ambiente.

1) Tipos de lazer que mais atraem os jovens: jogos eletrônicos, redes sociais, esportes, música, cinema e TV. A mesma atividade pode ser alienante ou significativa dependendo da maneira como é praticada e do significado que tem para cada indivíduo.

Conte-lhes histórias sobre o que costumavam fazer quando eram mais jovens. Pergunte-lhes se há algo que gostariam que as pessoas dissessem sobre eles, gostassem ou notassem sobre eles e, em seguida, certifique-se de dizer exatamente o que desejam ouvir. Eles vão gostar de ouvir, mesmo que lhe digam o que querem.

O assunto ficou a frente de "Copa do Mundo 2022" e "Brasileirão", dois assuntos relacionados a futebol. O reality show "BBB 22", que ocorreu no início do ano, e "Lula", candidato ganhador das eleições presidenciais, completaram o top 5 dos temas mais pesquisados no ano no Google. Veja o top 10 a seguir: Eleições 2022.

Sítios de vídeos (67%) e redes sociais (61%) estão entre as principais plataformas em que crianças e adolescentes usuários de Internet declaram ter visto propaganda de produtos ou marcas. As proporções são superiores a de mídias impressas, como revistas, jornais ou gibis (21%).

Segundo o IBGE, conversar por chamadas de voz ou vídeo (95,7%) se tornou a finalidade mais informada em 2021, proporção que vem aumentando desde 2016, assim como a de pessoas que utilizaram a internet para assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes (89,1%).

Ver televisão é a atividade preferida pelos jovens em seu tempo livre em casa. A atividade que aparece em segundo lugar é ouvir música como indicam 17,6% deles e dormir e descansar aparece em terceiro lugar. Fora de casa, os jovens brasileiros preferem se reunir com amigos e praticar esportes.

"Os jovens estão desenvolvendo uma impaciência cognitiva que não favorece a leitura crítica. Deixamos de estar profundamente engajados no que estamos lendo, o que torna mais improvável que sejamos transportados para um entendimento real dos sentimentos e pensamentos de outra pessoa", pontua.

No total, a pesquisa ouviu mil jovens com idades entre 15 e 29 anos, de 12 capitais de todas as regiões do Brasil. Entre os respondentes, 30% afirmaram que consideram o sertanejo como seu gênero musical preferido, enquanto funk, pop e rap surgiram em seguida, sendo citados por 24% dos entrevistados.