O que os jovens dos anos 60 faziam?

Perguntado por: oparis6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Era uma juventude que sentia a necessidade de se rebelar, buscando principalmente liberdade de expressão e sexual. Essa também foi uma época hedonista. Depois da bomba atômica as pessoas colocaram em suas cabeças que não havia mais grandes sonhos, pois tudo poderia ser destruído em um minuto.

Na década de 60, um jovem de 18 anos geralmente seria parte do movimento hippie, que se caracterizava pela busca por liberdade, paz, igualdade de gênero e contestação da sociedade conservadora. Eles participavam de festivais psicodélicos, promoviam a cultura da droga e defendiam o amor como forma de libertação.

Período de grandes transformações, contestação e reforma cultural. Os anos 60 foram marcados por grandes transformações em diferentes meios. Contudo, nos âmbitos da moda e do comportamento, além da participação popular frente às questões sociais e políticas, caracterizaram-se como principais.

A alimentação nos anos 60 Na década de 60, as pessoas eram muito pobres, viviam só da agricultura. Semeavam batatas, feijão e grão, para consumirem durante todo o ano. ... O que as pessoas comiam mais era a carne de porco, que criavam durante o ano.

Com maquiagens elaboradas, o foco desta época eram os olhos, com um delineado bem desenhado, côncavo marcado e cílios destacados. O uso de sombra colorida ou branca também era comum, além de marcar a linha dos cílios inferiores com lápis branco, ampliando o olhar.

A famosa rede mundial de computadores veio para ficar. Essa invenção, que conecta milhões de dispositivos e pessoas, foi inventada na década de 1960 para uso acadêmico e popularizada para uso civil na década de 1990.

Os anos 1960 descortinam-se para a história como Anos Rebeldes ou Anos Gloriosos. São marcados por grandes manifestações políticas em quase todo o mundo. A Guerra Fria escreve um dos seus capítulos mais dramáticos, quando as duas superpotências, que polarizam a Ordem Mundial, quase começam um conflito nuclear.

Os anos 60 no Brasil foram feitos de revoluções e deixaram muitas lições para a história. Foi nessa década que a ditadura militar foi instaurada, especificamente no ano de 1964. Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia.

As crianças e adolescentes eram considerados adultos em miniatura, necessitando apenas de crescer nos aspectos físicos e mentais. Conforme a criança crescia, passava a aprender as tarefas e crenças dos adultos.

Os adolescentes eram considerados agressivos, usavam de elementos sexuais, atitudes provocativas e fazem surgir conflitos nos pais, afinal, esses jovens tinham uma liberdade que seus pais jamais tiveram, o medo de envelhecer e o culto à juventude começam então a surgir no mundo adulto.

A esse conjunto de manifestações que surgiram em diversos países deu-se o nome de contracultura. Uma busca por um outro tipo de vida, underground, à margem do sistema oficial. Faziam parte desse novo comportamento, cabelos longos, roupas coloridas, misticismo oriental, música e drogas.

Os anos 60 foram marcados pela popularização do Rock and Roll com bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Credence Clearwater Revival, The Who, entre tantas outras. Nessa época, também, a música era considerada pelos jovens como um ato político, por isso os influenciava tanto.

No cinema, Brigitte Bardott, Catherine Deneuve e outras musas ditavam a moda para as mulheres, além da icônica modelo dos cabelos curtinhos, Foi nessa década também que a estilista britânica Mary Quant criou a minissaia e popularizou as hot pants.

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. ...

Os brinquedos, construídos pelas crianças, pais ou avós, eram feitos com o que estava à mão: de uma bolota um porco, de um bugalho uma panela, das canas apitos, reque-reques ou cartaxinhos imitando o som dos pássaros.

Comidas e bebidas anos 60
Para a mesa de doces, aposte no clássico pavê, bombons licorosos, balas de coco e gelatinas mosaico. No cardápio de bebidas não pode faltar refrigerantes, sucos, ponche, cervejas e a tradicional bebida da época, a Cuba Libre e Hi-Fi.