O que os jovens de hoje em dia gostam?

Perguntado por: sbeiramar3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Assuntos que mais atrai os jovens de hoje?

  • Entretenimento (25%)
  • Internet (25%)
  • Games (22%)
  • Educação (13%)
  • Diversão (11%)
  • Compras (4%)
  • Esportes (2%)
  • Tecnologia (2%)

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

As principais atividades são as seguintes: redes sociais (73%), trabalhos escolares (68%), pesquisa (67%) e mensagens instantaneas (64%);

Entre as diversas opções que levam ao sucesso, 72% dos jovens brasileiros marcaram “ser feliz" em primeiro lugar. Logo depois, com 71% dos votos, ficou o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho; "Ser saudável" ficou em terceiro, com 68%.

Sertanejo é o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, mostra Datafolha.

Os jovens também são confrontados com desafios globais, como as mudanças climáticas, desigualdade social e problemas políticos. Eles podem sentir a responsabilidade de enfrentar essas questões e buscar soluções, mas muitas vezes podem se sentir impotentes ou frustrados diante da magnitude dos problemas.

A pesquisa do Instituto Cidadania aponta que educação e emprego são os assuntos de maior interesse para os jovens. Esse dado tem uma explicação fácil: o índice de desemprego juvenil é quase o dobro do índice para pessoas com mais de 25 anos.

Os adolescentes de hoje não são como os de antigamente. Segundo um novo estudo publicado no periódico científico Child Development, atualmente, os jovens demoram mais para se engajar em atividades consideradas adultas, como dirigir, trabalhar, beber e ter relações sexuais, em comparação com aqueles de 40 anos atrás.

Veja abaixo algumas dicas para motivar e inspirar os jovens aprendizes no dia a dia:

  1. Exercite a empatia. Para ter esse ambiente positivo, é preciso desenvolver a empatia com quem está começando. ...
  2. Deixe claro que errar faz parte. ...
  3. Dê voz a eles. ...
  4. Defina metas realistas. ...
  5. Seja paciente.

Positivas

  1. Boas notas. Essa é uma maneira muito positiva de chamar a atenção. ...
  2. Desempenho em atividades extracurriculares. Muitos jovens têm habilidades para certas atividades fora do âmbito educativo, como, por exemplo, esportes, cultura ou música. ...
  3. Carinho e participação. ...
  4. Ativismo ecológico.

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

Foco na empatia e no amor por meio da atenção às questões de igualdade e desigualdade de gênero, cor e raça, o que denuncia uma realidade intolerante e polarizada. Preocupação em acabar com a desigualdade e expectativas de mudança para a construção de um mundo com menos violência e mais respeito.

O que podemos fazer hoje para os jovens do futuro? Considerando que essa parcela da população é quem vai assumir a força de trabalho e atuar em áreas como saúde, educação, economia e outras, prezar pelo amanhã delas é uma maneira de impactar positivamente também no nosso futuro.

Hoje em dia já é possível criar canções inteiras e até mesmo vozes artificiais com apenas o uso de um computador. O crescimento da tecnologia na musica foi tão grande que o sistema analógico já foi abandonado nos maiores estúdios do mundo dando lugar a computadores e softwares de gravações.

O estudante se sente mais motivado a aprender quando vê sentido no conhecimento. Fazemos qualquer coisa melhor se estivermos motivados. Esse estado vem de um conjunto de fatores psicológicos, fisiológicos, de ordem intelectual e também afetiva.

De acordo com a autora principal do estudo, Tanya Nguyen, a sensação exacerbada de solidão aos 20 anos pode ser atribuída ao fato de, nesta idade, os jovens precisarem conciliar momentos de grande estresse e pressões para estabelecer uma carreira profissional e encontrar um parceiro para a vida.

40% dos jovens brasileiros vivem em famílias sem rendimento ou até com meio salário mínimo. A cada dois desempregados do país, um é jovem. Mesmo entre os ocupados, a maioria está na informalidade. Somente 35% têm carteira assinada.

Ser jovem é ser forte, é conseguir enxergar o mundo por todos os ângulos, é ter sonhos e querer realizá-los, é ser ousado mesmo sentindo medo, é ter a arte de reinventar quando necessário, é ser estratégico, é estar imerso em um contexto de grandes desafios e complexidades.

Ser jovem é querer viver a vida como se o amanhã não existisse. Ser jovem é ir a uma festa para ser cobiçada, mas na hora “H” tirar o corpo fora. Ser jovem é querer ultrapassar limites, desprender-se da tutela dos pais e tornar-se independente.