O que os jovens consomem mais?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Os principais objetos de consumo dos jovens são as roupas, bolsas, sapatos e artigos eletrônicos. O número de opções é cada vez maior com o acesso a produtos de todas as partes do mundo, através da Internet.

A atividade mais realizada pelos jovens na internet é ouvir música (87%); seguida por assistir vídeos, filmes ou séries (82%); pesquisa para trabalhos escolares (80%); envio de mensagens instantâneas (79%); pesquisa por iniciativa própria (65%); conversas por chamadas de vídeo (32%).

Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena.

Os produtos mais vendidos na internet são roupas, sapatos, celulares, notebooks, livros, brinquedos, produtos para o cabelo, perfumes, artigos de armarinhos, entre outros. As categorias de produtos que mais vendem online são alimentos e bebidas, moda e acessórios, casa e decoração, bebês, cia.

Você pode pesquisar coisas que as pessoas que você conhece precisam, como por exemplo: bijuterias, roupas, tênis, lingerie, óculos escuros, cosméticos, comidas, doces como trufas e brigadeiros, bebidas, entre outras coisas.

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

As principais atividades são as seguintes: redes sociais (73%), trabalhos escolares (68%), pesquisa (67%) e mensagens instantaneas (64%); 79% têm perfil em redes sociais. A maior concentração é entre os jovens de 15 a 17 anos (95%), seguidos pelos de 13 a 14 anos (88%), de 11 a 12 anos (68%) e de 9 a 10 anos (43%);

A rede mais usada na faixa de 9 a 12 anos é o TikTok. Já entre os mais velhos, ou seja, de 13 a 17 anos, é o Instagram. Ao avaliar por classe social, Instagram e TikTok estão empatados na classe C (35%) e o Instagram está ligeiramente acima (40%) na comparação com o TikTok (38%).

Ver televisão é a atividade preferida pelos jovens em seu tempo livre em casa. A atividade que aparece em segundo lugar é ouvir música como indicam 17,6% deles e dormir e descansar aparece em terceiro lugar. Fora de casa, os jovens brasileiros preferem se reunir com amigos e praticar esportes.

Dentre os principais consumidores estão os Millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1994) e a Geração Z, com 60% e 50% respectivamente, e os consumidores com renda mensal acima de R$5 mil reais com 47%.

Essa geração já nasceu num mundo bastante tecnológico e com uma qualidade de vida maior em virtude dos tempos prósperos, o que lhes conferiu autoconfiança e a busca pelo sucesso financeiro e independência pessoal. Tiveram maior tempo de estudo que a antecessora e, portanto, um maior desenvolvimento intelectual.

São considerados nativos digitais e estão familiarizados com dispositivos móveis, redes sociais e outras plataformas online. A geração Z também é caracterizada por ser multicultural, globalmente conectada e ter uma mentalidade mais inclusiva e progressista em relação a questões sociais.

No e-commerce brasileiro, aparelhos eletrônicos, itens de casa e decoração, produtos para pets, peças de vestuário, livros e alimentos estão entre as opções mais procuradas pelos consumidores.

São eles:

  • Café (78,1%).
  • Arroz (76,1%).
  • Feijão (60,0%).
  • Pão de sal (50,9%).
  • Óleos e gorduras (46,8%).
  • Carne bovina (38,2%).
  • Sucos (33,1%).
  • Aves (30,8%).