O que os jovens brasileiros desejam para o futuro?

Perguntado por: upeixoto2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Acabar com a desigualdade, fome, desemprego e poluição, respeitando o planeta e o meio ambiente, são os principais elementos. Propagação da empatia e do amor entre a sociedade, com destaque para a preservação da natureza.

Clima é o que mais preocupa jovens no mundo, diz pesquisa da Anistia Internacional | GZH.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

Hoje, as culturas juvenis desdobram-se em culturas digitais. Os jovens procuram conectar-se. Eles mobilizam-se nas redes sociais, tecem tramas de cumplicidade, envolvem-se em novas redes de comunicação de suporte à participação cívica e política: websites, facebook, blogs, fóruns, protestos online, etc.

Veja abaixo algumas dicas para motivar e inspirar os jovens aprendizes no dia a dia:

  1. Exercite a empatia. Para ter esse ambiente positivo, é preciso desenvolver a empatia com quem está começando. ...
  2. Deixe claro que errar faz parte. ...
  3. Dê voz a eles. ...
  4. Defina metas realistas. ...
  5. Seja paciente.

O jovem estudante pode contribuir para o Brasil melhorando a educação, a saúde e a segurança. Ele também pode participar de iniciativas que promovam a conscientização social e a preservação do meio ambiente.

O sonho de consumo deste público é mesmo viagem. Na pesquisa da B2, quando convidados a apontar qual seria o hábito de consumo preferido para o horizonte de um ano, 23% dos entrevistados falou em viagem nacional e 31% quer viagem internacional. Esses percentuais superam qualquer outro bem de consumo.

O estudante se sente mais motivado a aprender quando vê sentido no conhecimento. Fazemos qualquer coisa melhor se estivermos motivados. Esse estado vem de um conjunto de fatores psicológicos, fisiológicos, de ordem intelectual e também afetiva.

Segundo o levantamento, 66% dos jovens desejam conhecer o mundo e quase metade, 47,9%, almeja ser feliz no trabalho.

Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no último mês, serve de alerta para pais e responsáveis por adolescentes e pré-adolescentes. Conforme o documento, a depressão é a doença que mais afeta, em todo o mundo, jovens na faixa etária de 10 a 19 anos.

Pessoas entre 18 e 24 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam.

Os jovens profissionais podem buscar se comprometer a serem pessoas do bem, que agregam coisas boas ao mundo por meio de seu trabalho, assim, serão concorridos e valorizados no mercado de trabalho. Como diria Robert Collier: “O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos dia sim, e no outro dia também”.

Saiba quais os 7 principais problemas na adolescência e como...

  • Baixa autoestima. Com a mudança no corpo, muitos adolescentes começam a fazer comparações com os amigos e colegas do seu convívio social. ...
  • Isolamento social. ...
  • Timidez. ...
  • Bullying. ...
  • Vício em tecnologia. ...
  • Amizades problemáticas. ...
  • Estresse.

Sertanejo é o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, mostra Datafolha.

A natureza universal da Agenda 2030 implica que os jovens sejam considerados em todos os Objetivos e Metas. Os jovens são especificamente mencionados em quatro áreas: emprego, meninas adolescentes, educação e desportos para a paz.