O que os japoneses tomam com sushi?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Apesar de ser a bebida mais tradicional da culinária japonesa, o saquê não é a única que combina com sushis, sashimis, tempurá, gohan e outros pratos. Os vinhos também harmonizam de forma surpreendente com os sabores do oriente.

Prefira cervejas leves e sutis, como as Pilsen e Witbier.
O saquê é uma harmonização clássica com o sushi, e ele tem muita semelhança com a cerveja.

O Salmão é um peixe sofisticado e cada vez mais comum no prato do brasileiro. Seu sabor marcante deve ser combinado com um bom tinto leve. O Pinot Noir, um Syrah, ou um saboroso vinho rosé (que pode ser espumante ou não) são boas escolhas.

Coma o sushi inteiro. Nunca deixe o arroz e coma só o peixe. “Isso é uma ofensa para qualquer sushiman”, diz Tatsushi. Além disso, para desfrutar de uma experiência melhor na hora de comer, o certo é encostar o peixe na língua, e não o arroz.

Quando se trata de um sashimi, o ideal é condicionar as suas escolhas a dois molhos bem tradicionais. Basicamente, você poderá selecionar entre o wasabi (a raiz forte japonesa) e o shoyu (molho de soja). Como acompanhamento perfeito ao seu sashimi, dá para elaborar uma mistura destas duas variedades de molhos.

Geralmente, os anfitriões japoneses oferecem ao convidado uma toalhinha quente para limpar as mãos, uma vez que alguns alimentos podem ser consumidos com elas. Após utilizar a toalha, basta colocá-la sobre a mesa sem dobrar.

Sushis e sashimis: vinho rosé ou tinto mais leve; Pratos com molhos fortes: vinhos tintos com maior teor de acidez; Pratos com gengibre: vinho branco.

A culinária japonesa no Brasil é uma adaptação da culinária japonesa original, ao paladar brasileiro. Por isso, saiba que o nosso sushi passa longe em sabor e qualidade do peixe, comparado ao do restaurante japonês tradicional, no Japão.

Se você não encontrar o seu sushi favorito passando perto de você, você pode fazer um pedido. Os tipos e cores de pratos determinam o preço do sushi. Se você quer economizar, você pode evitar pegar sushis mais caros. Os preços costumam varia de 100 ienes até 300 ienes por pratinho.

É um dos sushis mais amados pelos brasileiros, mas não existe na cultura japonesa. Isso porque lá, não tem nem a possibilidade de um sushi ser empanado e frito, se colocar cream cheese por cima então, aí fica ainda mais absurdo.

Sushis e sashimis vão bem com espumantes e rosés
Os sushis e sashimis são os pratos mais tradicionais da culinária japonesa. Para combinar suas porções com os vinhos certos, opte por rótulos de espumantes jovens e delicados ou vinhos rosés. Assim eles não vão competir com o discreto sabor desses cortes de peixe.

As cervejas produzidas com trigo, com estilo alemão ou belga, são as melhores companhias para os famosos sushis. Sua composição e modo de preparo são excelentes para realçar os sabores presentes no sushi, por isso, vale a pena experimentar esses dois juntos e ver o resultado que dá!

Makimono Uramaki Couve Crispy (5 Unid.)

O suco de cítricos, por exemplo, usado para fazer marinadas e temperos, é a escolha dominante entre os cozinheiros, já que sua acidez vai muito bem com a carne branca e suave dos pescados. Há também aqueles que preferem o efeito de doçura nos pratos e, usando molhos variados, proporcionam sabor agridoce.

Essencialmente, os peixes e frutos do mar harmonizam com vinhos brancos e rosés, porém, isso não é uma regra. Para peixes de cor mais escuras e de estrutura forte, como salmão e bacalhau, recomenda-se os vinhos tintos Pinot Noir e Gamay.

Uramaki de Salmão com Cream Cheese (Sushi de Salmão)

Outros tipos de molho para sushi

  • Molho Su. Para quem não conhece, o ingrediente consiste em um molho para arroz de sushi. ...
  • Wasabi. Bem diferente do molho doce para sushi, o wasabi é uma pastinha verde apimentada. ...
  • Missô ...
  • Molho vermelho ou agridoce. ...
  • Ponzu.

Na composição da pasta de wasabi há o caule seco da raiz-forte, ralado ou em farelo, além de poder existir ingredientes como corantes, aromatizantes, derivados de soja e outros aditivos. Ou seja, é uma pasta verde de baixo valor de produção, muitas vezes industrializada e com aromas e sabores bastante intensos.

O sushi deve ser comido com pauzinhos, embora alguns tipos de sushi permitam que a degustação se faça à mão. Se não tem grande jeito para manusear os pauzinhos, o melhor é usar as mãos. Nunca use garfo e faca.