O que os japoneses mais valorizam?

Perguntado por: mbarros3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Quem conhece a cultura nipônica sabe que os japoneses são extremamente educados e respeitosos. Além disso, valorizam a individualidade e privacidade de cada um. Entender que as pessoas são diferentes, com realidades, perspectivas e objetivos distintos, é fundamental.

Muito respeitosos e reverenciais, os japoneses têm no trabalho um dos pilares da sua existência. Acreditam que têm por obrigação dar o maior contributo possível para a sociedade; serem trabalhadores exemplares. Talvez por isso, as relações interpessoais são descuradas.

A linguagem corporal e pequenos sinais são levados mais em consideração. Na cultura japonesa, o amor é algo que você demonstra, não algo que você diz. O afeto tende a ser mostrado através do comportamento e ações ao invés de usar palavras.

Entre os hábitos mais comuns e que levam ao conhecimento da cultura japonesa está a imposição de uma curvatura nas costas. De costas em arco, os japoneses dizem olá, despedem-se, demonstram gratidão ou arrependimento. Curvar as costas significa ter respeito. A reverência formal logo leva à imagem do povo japonês.

O que mais chama atenção dos turistas na geografia do Japão são suas montanhas, com destaque para os Alpes Japoneses e o Monte Fuji, com 377 metros de altitude. O país possui quatro regiões climáticas, com estações bem marcadas.

Em resumo, o brasileiro é visto de maneira ambivalente no Japão. Enquanto alguns japoneses têm preconceitos enraizados, outros apreciam a cultura e a energia dos brasileiros.

Os japoneses têm a maior expectativa de vida do mundo principalmente pela alimentação. O primeiro ponto da alimentação dos japoneses é o baixo consumo de carne vermelha. O Japão possui um espaço muito pequeno e uma população muito grande. Não há espaço para a agropecuária.

Com 106 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo. O último lugar, com apenas 51 pontos, é ocupado pela Nepal. Além da classificação pura dos países, a influência da prosperidade e do clima deve ser mostrada nesta tabela.

Mais de 1.600 pessoas de 15 grandes cidades brasileiras participaram de uma pesquisa comportamental que teve como foco descobrir qual o perfil dos moradores de cada lugar. E de acordo com o resultado, o curitibano está entre os mais educados.

De acordo com o estudo da OCDE o país mais educado do mundo é o Canadá, com mais da metade da população, 51% , com ensino superior, e taxa de crescimento médio de 2,4%.

Bons hábitos de higiene, como manter as mãos sempre limpas (com água e sabão ou álcool em gel de concentração de pelo menos 60%), cobrir a boca ao tossir e espirrar (com a dobra do cotovelo ou lenços descartáveis) e manter distância de no mínimo 2 metros de quem estiver tossindo e espirrando estão entre as principais ...

Um simples esbarrão no Japão já é motivo para pedir desculpa. Os japoneses pedem desculpas até mesmo sem cometer nenhum erro. A forma mais usada para se desculpar em japonês é Gomen nasai e Sumimasen, mas existem outras maneiras de se desculpar em japonês.

quimono

Tradições no Japão
Outra tradição muito conhecida diz respeito às vestimentas. O quimono e a yukata são peças essenciais para os japoneses, principalmente quando eles querem homenagear entes queridos que se foram ou vão participar de algum ritual tradicional, como o ritual do chá.

Aishiteru é o verbo amar. Outras expressões com o significado de "eu te amo" são: "aishiteru imasu", watashi aishiteru (watashi significa "eu"), kimi wo aishiteru (kimi significa "tu, você").

A maioria dos encontros de casal no Japão são feitos só com os dois, sem outros amigos, contudo “encontros duplos” (double date, quando dois casais saem juntos) também acontecem. Casais japoneses também aproveitam a companhia um do outro passando tempo em casa, assistindo filmes, jogando ou comendo juntos.

A culinária tradicional japonesa consiste em pratos preparados de arroz, sopa de misso (pasta de soja), peixe ou carne acompanhados de tsukemono (picles).

Principais Correntes do Xintoísmo e do Budismo
Ainda assim, muitas pessoas se consideram tanto xintoístas como budistas. A estatística da Agência de Assuntos Culturais para 2011 mostra a membresia combinada de ambas as religiões em 187,4 milhões, cerca de 53% a mais do que o total da população do Japão.

A principal função da reverência japonesa é demonstrar respeito pelo outro. Cada vez que um japonês se curva para você, ele o faz com algum propósito, como mostrar respeito, agradecer por algo, pedir um favor ou simplesmente se desculpar.