O que os japoneses comem no café da manhã?

Perguntado por: imartins3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

As famílias japonesas mais tradicionais tomam café da manhã oriental, que geralmente é composto de chá verde, arroz branco, rolinhos de ovo (as vezes temperado com furikake que é uma misturinha de peixes, vegetais e etc…), salada, ou legume e as vezes um pedacinho de peixe.

O lanche da tarde se chama “oyatsu” porque, pelo horário antigo, entre duas e três horas da tarde era dito yatsu (oito), sendo chamados de oyatsu também os doces servidos nesse horário, termo que é utilizado ainda hoje. O lanche pode também ser chamado de osanji (três horas).

Durante a dieta japonesa, deve-se fazer apenas 3 refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. Essas refeições são compostas principalmente por vegetais frescos, ovos, peixes, soja e frutos do mar.

A palavra em japonês para pão – pan – reflete a sua origem na língua portuguesa. O pão foi bastante difundido durante a era Meiji (1868-1912), um período conhecido pelo rápido desenvolvimento e ocidentalização.

Comumente, os vinhos brancos, rosés e espumantes são mais utilizados para harmonizar com a culinária japonesa. No entanto, para os paladares mais adaptados aos vinhos tintos também há espaço e dá para manter uma experiência harmônica com a bebida e os pratos.

Tal método terapêutico tem origem no Japão e consiste em, basicamente, beber alguns copos d'água pela manhã, ao acordar, antes de ingerir qualquer alimentos. É possível que esse hábito, muito comum entre a população japonesa, seja responsável por melhorar a saúde.

Mas o principal motivo, sem dúvida, é a ocidentalização: o japonês está consumindo mais carne de boi, de porco, de frango, e deixando o peixe e os frutos do mar para trás.

O arroz branco sempre será o prato principal, acompanhado do tsukemono, compondo um washoku típico: uma tigela de arroz branco; uma tigela de caldo com missô ou caldo com vegetais, tofu ou algas; três acompanhamentos — carne, peixe, tofu, vegetais.

A comida tradicional não é sushi e sashimi como no Brasil. Lá eles comem muito gohan (arroz), missoshiro (sopa), lamen, udon (macarrão), tempurá, kare (curry) inclusive no café da manhã. Eles raspam o prato mesmo, devido à guerra. Não deixam um grão de arroz.

Alimentos fermentados
Os asiáticos consomem muitos itens de lacto-fermentação, como a sopa de missô, e esses alimentos atuam como probióticos naturais, que nos ajudam a eliminar a gordura visceral, que é aquela que fica entre os órgãos da região do abdome.

O brasileiro geralmente não dispensa o café da manhã, já que o café preto ajuda a despertar e a se preparar para mais um dia de trabalho. Geralmente o café da manhã é composto por pão de sal (ou pão francês), café preto, bolo e alguma outra quitanda (como rosca ou pão de queijo).

Mas você já conhece o feijão azuki? Originário do Japão e trazido para cá pelos imigrantes japoneses no início do século XX, essa é uma leguminosa selvagem, isto é, uma semente que não precisa ser semeada.

Apesar da cultura moderna, tecnológica e industrializada no Japão, a incidência de obesidade ainda é baixa. Mas porque a mulher japonesa não engorda? Porque o Japão é o país mais magro do mundo! As pesquisas mostram que as mulheres japonesas são, em média, 50% menos propensas a ser obesas do que as americanas.

Além deste, outros fatores dietético-ambientais têm sido associados com o carcinoma gástrico. No Japão, tem-se admitido que, no processo de bene- ficiamento de arroz, seu polimento com asbesto esteja as- sociado com maior incidência desta doença, sendo este um dos prováveis fatores carcinogênicos(2,9).

O sushi não é apenas um dos pratos mais famosos fora do Japão, ele é a comida preferida também dos japoneses, que consomem o alimento em diferentes refeições do dia.

Os japoneses consomem mais proteína vegetal que proteína de carne, ou seja, de origem animal. E a principal fonte de proteína vegetal no Japão é a soja, que está sempre muito presente nas comidas tradicionais. Os três pontos principais na velhice são mastigar bem, comer três vezes ao dia e não encher o estômago.

É também um alimento de importante significado na cultura nipônica. Durante séculos o arroz foi usado como moeda no país. Os salários dos samurais eram pagos com arroz e senhores feudais tinham sua riqueza calculada por seus estoques de arroz. Até hoje lutadores de sumô são simbolicamente premiados com arroz.