O que os ingleses queriam no Brasil?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 18 votos

No final do século XVI, os ingleses, com a ambição de conquistar novas terras, investiram na construção naval e na política mercantilista de acumular riquezas para o reino.

A ameaça do imperador francês de invadir o reino de Portugal e a dívida econômica com a Inglaterra fizeram com que o príncipe regente Dom João VI decidisse pela fuga para o Brasil. O desembarque da Coroa em terras brasileiras trouxe mudanças no cotidiano colonial e acelerou o processo de independência do Brasil.

Podemos afirmar que o interesse da Inglaterra na independência da América era puramente econômico e comercial, sendo que conforme os países conseguiam suas respectivas independências, podiam comercializar diretamente com os ingleses.

Na cabeça dos ingleses, era de fundamental importância libertar os escravos para que estes se transformassem em trabalhadores livres e pudessem, com seus salários, comprar produtos ingleses.

Britânicos consideram brasileiros o segundo povo mais bonito do mundo, atrás apenas dos americanos. A revelação foi feita na pesquisa "De onde vêm as pessoas mais bonitas do mundo?", realizada pela internet com cerca de cinco mil britânicos acostumados a viajar pelo planeta.

Entre 1824 e 1825, o Brasil já estava devendo à Inglaterra mais de quatro milhões de libras esterlinas da época. A equação da dívida era clara: para ser visto internacionalmente como independente, o Brasil teve que pagar dívidas com o reino de Portugal referentes ao período colonial.

Contexto da vinda da família real para o Brasil
A invasão de Portugal, por ordem de Napoleão Bonaparte, foi o motivo que levou a corte portuguesa a mudar-se para o Brasil. A transferência da corte portuguesa para o Brasil tem relação direta com os acontecimentos da Revolução Francesa e do período napoleônico.

Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia.

Para os ingleses, a vinda da corte para a colônia era muito importante, pois, por meio de acordos diplomáticos, poderiam conseguir inúmeras vantagens para os seus negócios. Esse comércio serviria de compensação para os prejuízos econômicos causados pelo Bloqueio Continental.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo? Uma pesquisa de 2012, publicada no site da Revista Mundo Estranho, mostra que os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas.

A perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos.

A influência da Guerra dos Sete Anos
Esse episódio ficou conhecido como a Guerra dos Sete Anos, pois durou até 1763. No final, a Inglaterra ganhou da França porque foi apoiada pelos colonos locais. Eles apoiaram os ingleses porque acharam que seriam recompensados.

No dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano. Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.

Os interesses do Governo da Inglaterra em relação à extinção do tráfico negreiro intercontinental estiveram presentes no Brasil desde a instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro. A princípio a Inglaterra agiu buscando restringir as áreas de atuação do tráfico que entendia ser ilícito.

Estados Unidos

Abolição da escravatura no mundo
O primeiro país a proibir o tráfico ultramarino de escravos foram os Estados Unidos, em 1808. Os britânicos fizeram o mesmo em suas colônias, no mesmo ano, e os holandeses fizeram isso em seus territórios, em 1815.

Brasil

A abolição da escravatura foi o resultado de um processo de luta popular, que contou com a adesão de parcelas consideráveis da sociedade brasileira, além de ter sido marcada pela resistência dos escravos. O Brasil foi o último país das Américas a abolir com a escravidão.

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.