O que os índios usavam?

Perguntado por: dbelem3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Há indígenas que se vestem “à maneira ocidental” no dia a dia e usam seus trajes típicos em solenidades e festas. O vestuário indígena é bastante variado. Há povos que usam basicamente tangas e cintos. No povo Araweté, por exemplo, os homens tradicionalmente andam nus, com um cordão amarrado ao órgão sexual.

Os tipos mais comuns de utensílios são: Cestos- coadores para coar líquidos, Cestos-tamises para peneirar farinha, Cestos-recipientes para guardar diferentes materiais e Cestos-cargueiros para transportar cargas. Arte Plumária indígena As plumas são utilizadas nos rituais e coladas diretamente no próprio corpo.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

São máscaras, enfeites que são verdadeiras joias de penas e plumas, cerâmicas, cestos, peneiras, colares, esteiras, e instrumentos musicais.

ARCO E FLECHA É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas a partir de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

Os ingredientes da alimentação básica dos índios era a macaxeira (mandioca ou aipim), milho, raízes, algumas folhas e frutos de palmeiras como: palmito, cocos, carnes de caças, peixes, castanhas e frutos silvestres. Outro ponto importante: a caça era uma das principais fontes de alimento para o indígena.

Adornos corporais da tradição Rikbaksta.

  • Maracas decoradas Desana. Peabody Museum.
  • Máscara e arte plumária Kayapó. Royal Ontario Museum.
  • Cerâmica Suruí. Memorial dos Povos Indígenas.
  • Tecelagem Tiriyó-Kaxuyana. Memorial dos Povos Indígenas.

Para além da peteca, do arco e flecha, do cabo de guerra e outras atividades que podem surgir à mente ao pensar em brincadeiras indígenas tradicionais, é necessário também olhar para o recorte do século XXI, em que as crianças indígenas no Brasil estão inseridas no contexto escolar e envolvem-se nas disputas esportivas ...

Os indígenas possuem muitos jogos e brincadeiras, alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não indígenas, como a peteca e a perna de pau, já outros são curiosos e originais.

Sua principal arte era a cerâmica, que podia ser de uso doméstico (para guardar mantimentos, simples e não apresentavam a superfície decorada), cerimonial (uso festivo ou homenagens fúnebres, eram bem decorados, caracterizados por apresentar desenhos, cortes na cerâmica ou em alto relevo), ou funeral (decoradas com ...

flechas mais longas e as pontas tipo serra, muito usadas para a pesca. Outras pontas são feitas com a própria madeira da flecha. Algumas comunidades colocam ossos e dentes de animais. Há outras flechas praticamente sem ponta, mas com uma espécie de esfera (coquinho), usada na caça aos pássaros.