O que os índios usam para se vestir?

Perguntado por: ecavalcante9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Os índios têm um jeito bem característico de se vestir e se enfeitar. Penas na cabeça, saias, pinturas corporais e colares estão entre os adornos que os próprios índios confeccionam e utilizam no dia-a-dia.

Um cocar é o adorno usado por muitas etnias indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de etnia pra etnia, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na etnia. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

De acordo coma FUNAI, o tipo de saia tradicional que os índios usam recebe o nome de saiote, havendo também povos que usam tangas e os cintos, adornados com penas, que cobrem as partes íntimas.

A roupa mais comum para os índios brasileiros são a tanga, um saiote ou os cintos, feitos de penas de animais, folhas de plantas, sementes ou miçangas .

De uma maneira geral, a vestimenta para o indígena não está associada a aspectos morais. Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

A idéia era a de que se cobrissem os nus, retirando-lhes as armas da sedução. Mas que, também, se atacasse os que se cobriam com tecidos caros, perucas pomposas e maquilagem, sinônimo de luxúria e vaidade. Daí a importância da modéstia como sinônimo de pudor.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

Principais alimentos tradicionais dos índios brasileiros:
Frutas, verduras, legumes, raízes, carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc), peixes, cereais, castanhas.

As religiões animistas (aquelas que colocam como seres sobrenaturais e divinos elementos da natureza, como o Sol, a Lua e as florestas) compunham o imaginário religiosos dos povos indígenas.

As técnicas de caça e pesca empregadas tradicionalmente na região – a caça com arcos, flechas e zarabatanas; a pesca com anzóis e armadilhas – são, no geral, consideradas não intrusivas. Ou seja, elas não modificariam, segundo os índios, o comportamento dos animais.

Os índios possuem cabelos lisos, diferente dos negros que possuem cabelos crespos, devido a adaptação evolutiva do ambiente em que vivem.

Segundo os pesquisadores, a falta de pelos no corpo deles se dá porque fazem parte da etnia dos mongoloides. A principal característica dessa etnia é a falta de pelos pelas partes do corpo. Os indígenas brasileiros herdaram dos asiáticos essa característica.

As cores que mais aparecem são: o vermelho, obtido do urucum; o preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado à fuligem; o amarelo, extraído do açafrão e o branco da tabatinga.

A conservação ambiental das Terras Indígenas é uma estratégia de ocupação territorial estabelecida pelos povos indígenas. Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar.

Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo. Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma.

Pele vermelha.
Para se proteger do sol algumas tribos costumavam passar terra sobre a pela, e isso dava a eles uma tonalidade avermelhada. A cor da pele dos índios norte-americanos é a mesma dos seus antepassados longínquos que vieram da Ásia, aparentados aos modernos chineses, mongóis, japoneses e coreanos.

Significado de Pele-vermelha
substantivo masculino e feminino Designação generalizada dos indígenas das tribos nativas da América do Norte, assim chamados por terem a pele acobreada e por se pintarem com matéria corante vermelha.

Os Guarani, por terem uma contato secular, se diferem daquele indígena clássico, paramentado com cocares e pinturas corporais. Hoje em dia os Guarani vestem-se como a população não-índia, entretanto, de maneira mais pobre.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.