O que os índios usam para dor?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados. Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como pajelança.

Os índios mais jovens aprenderam com os antigos o uso eficaz da batata de surucuína contra picadas de cobra. Aprenderam mais com os antigos, sobre a cana do macaco, de cujo talo se extrai um sumo que também é antídoto.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

Boldo. Por fim, o boldo é mais uma das plantas medicinais indígenas que você não pode deixar de conhecer. Essa planta tem diversas propriedades medicinais, que auxiliam no tratamento de má digestão, males do fígado e dor de barriga.

Os tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados. Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como pajelança.

Chá de erva-cidreira
Com propriedades calmantes, a erva-cidreira é uma planta medicinal capaz de aliviar as fortes dores de dente. Ao contrário dos casos anteriores, a infusão com a planta deve ser usada em um bochecho, e não para ingerir.

Xampu natural de juá
Os índios brasileiros usam o juá para limpeza corporal, pois a raspa do tronco da árvore tem propriedades saponíferas (do sabão).

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?

  • Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ...
  • Camomila. ...
  • Calêndula. ...
  • Centella asiática. ...
  • Guaco.

Segundo as crenças da etnia Haliti-Paresi, do Mato Grosso, as cores fortes e diversas do cocar são como escudos usados para rebater as energias negativas e os espíritos ruins que tentam desvirtuar o objetivo e o foco dos caminhos do homem indígena.

Conhecida pelos indígenas como Mãe D'água ou Mãe do Rio, a Cobra Grande sempre foi muito temida, e suas dimensões foram aumentando na mesma proporção das histórias de terror e medo dos habitantes da região.

Soros antiofídicos de uso veterinário são encontrados em lojas do gênero, mas estes não são recomendados para uso humano.

Os Xavantes, Guajajaras e Karajás também citaram a cobra-cega (Ubonõ, Amiriku ruhu, Hróbio respectivamente), nome comum para Siphonops sp. um anfíbio. As serpentes mais citadas foram jararaca, cascavel, coral, jararacuçu, jibóia, cobra-cipó e sucuri, cada qual com seu nome indígena específico.

Os índios brasileiros eram muito limpos. Costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia. Tanto que os portugueses, quando chegaram aqui a partir de 1500, se assustaram.

Os índios possuíam conhecimento para tratar a saúde
Nesses banhos também praticavam natação, o que auxiliava a manter o porte físico. Além de manterem organizadas suas aldeias e suas ocas, eles nunca jogavam seus dejetos nos rios, pois sabiam que dos rios e das matas tirariam os recursos para sua sobrevivência.

Um cocar é o adorno usado por muitas etnias indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de etnia pra etnia, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na etnia.

Guaraci, o deus Sol, seria o guardião do dia. E a samaúma, conhece? Ela é a árvore sagrada da Amazônia para os povos indígenas da região.

Marapuama

Marapuama: serve para aumentar a libido, combater o estresse e a fadiga e ainda auxiliar a memória. É usado para tratamento de impotência sexual, disfunções intestinais, depressão, fraqueza etc.

Antes da chegada dos europeus à América, os índios guaranis já usavam as folhas da erva-mate (chamada de ka'a karai, "folha sagrada", ou côgoi, palavra esta que foi posteriormente adaptada ao idioma português como "congonha") para preparar uma bebida estimulante.