O que os índios fazem no dia a dia?

Perguntado por: oporto8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

- Os índios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes e tubérculos); - Costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos; - Os homens saem para caçar em grupos; - Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música.

- Caçam e pescam. - Constroem as habitações. - Preparam a terra para a prática da agricultura. - Fazem canoas e produzem os instrumentos de trabalho.

Os povos indígenas brasileiros viviam da caça, da pesca, da agricultura de subsistência e da coleta de frutas.

Suas festas, jogos e brincadeiras, suas formas de ensinar e aprender, tudo isso pode variar muito. Existem diferentes mitos, rituais, pinturas, objetos, músicas e cantos! Além disso, os povos indígenas constroem casas de diversos jeitos e moram em regiões com paisagens muito diferentes.

Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como, por exemplo: o hábito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o hábito da pesca e caça, alimentação à base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas ...

As culturas indígenas são, via de regra, baseada na oralidade. Contudo, mesmo na ausência da escrita, uma diversidade de sinais e de outras formas gráficas cumprem o papel comunicativo. As tribos costumam manter entre si laços de parentesco e reciprocidade, em famílias monogâmicas ou poligâmicas.

Viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de tubérculos, como a mandioca e a horticultura.

Modo de vida dos índios
Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Nem esta última, porém, servia para ligá-los permanentemente a um único território. Fixavam-se nos vales de rios navegáveis, onde existissem terras férteis.

Principais alimentos tradicionais dos índios brasileiros:
Frutas, verduras, legumes, raízes, carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc), peixes, cereais, castanhas.

Organização social nas sociedades indígenas
De modo geral, os índios do Brasil vivem em habitações coletivas, compartilhando ocas ou malocas, feitas geralmente de madeira e palha. Esses locais, de grandes dimensões, não possuem divisões e geralmente abrigam várias famílias.

A subsistência da população indígena está diretamente ligada ao governo. Benefícios sociais constituem a principal fonte de renda do grupo.

São vários produtos indígenas que vão desde joias naturais, cestarias, cerâmicas, roupas e brinquedos, passando por produtos naturais como comida e bebidas tradicionais. Marcas, iniciativas e produtos indígenas podem ser verificados na página do Instituto Socioambiental, e ainda no site da Funai.

De acordo com Silva (1998), a vida nas tribos, normalmente, segue a seguinte rotina: as crianças, desde pequenas, observam o que os adultos fazem e aprendem; a menina procura imitar a mãe e aprende a cozinhar, a cuidar da roça, a fazer cerâmica, depen- dendo do que é importante e costume da sua aldeia.

Os povos indígenas dedicam grande parte do seu tempo em atividades relacionadas à alimentação. Isso porque é preciso obter ou produzir os alimentos: criar animais, como galinhas e porcos; realizar expedições de caça e de pesca; coletar frutos no mato; preparar a roça e colher seus produtos.

Vários dos hábitos brasileiros, como o de tomar chás de ervas medicinais para curar doenças e o de usar redes para dormir, foram adquiridos da cultura dos povos indígenas. A influência vai além, chegando a muitos dos nomes de pessoas e lugares cotidianos.