O que os índios fazem com argila?

Perguntado por: lguterres9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Eles produzem peças utilitárias e decorativas: vasos, bilhas, potes, jarros, animais da região pantaneira (cobras, sapos, jacarés que são chamados de bichinhos do pantanal), além de cachimbos, instrumentos musicais e variados adornos.

As peças são produzidas com argila coletada na região das aldeias e das matas. Têm coloração escura resultante de um processo de defumação com plantas. Grafismos na cor original da argila, produzidos a partir da técnica de desenho em negativo, completam a arte das peças.

Desde a antiguidade, o homem – atraído pela plasticidade do barro – começou moldando objetos utilitários como vasos, panelas, cachimbos e também itens decorativos. Foi da plasticidade do barro que o imaginário de diferentes povos foi modelado.

Esmagamento: as pedras menores são esmagadas e a argila é pressionada através de pequenos orifícios. Amassamento: a argila é amassada com um pouco de água para facilitar o seu processamento. Secagem: a argila atravessa a primeira parte do forno, o forno de secagem, onde a água evapora e a argila é aquecida a 400 °C.

A cerâmica começou a ser utilizada desde os tempos antigos, na construção de casas, vasilhas, armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes e até como superfície para escrita.

Decoração indígena: como são feitos esses produtos?

  • fibras de planta, como o cipó, junco e palha;
  • cabaças;
  • argila;
  • dentes de animais (diversas espécies trocam sua dentição naturalmente, então é possível coletar partes da arcada sem ferir o animal);
  • sementes e caroços;
  • plumas e penas;
  • madeira.

As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

Além de decorativa, a cerâmica marajoara também era funcional. Entre os principais exemplos de artesanato marajoara estão: os vasos, potes, urnas funerárias, estátuas, miniaturas e brinquedos. Feitas de barro, as peças eram então decoradas com desenhos de cobras ou outros animais.

A cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de Marajós, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico, pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades importantes da tribo.

Além de ser uma matéria-prima fácil de obter, a argila, ou barro como popularmente é designada, apresenta propriedades únicas no preparo e conserva de alimentos, destacando-se a manutenção do calor e do frio, assim como a preservação das vitaminas e nutrientes naturais dos alimentos, o que lhe terá dado a permanência ...

März 2022 Pontuação: 4.4/5 ( 68 avaliações ) O legado indígena para os brasileiros Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal.

Oca (ou Oga)
Construída geralmente de palha e madeira, sem divisórias internas, é um espaço de habitar coletivo e de desenvolvimento de tarefas cotidianas, como a produção de alimentos e objetos artesanais.

Para termos o barro, extraímos a argila, que também é conhecida como barro. A extração ocorre em um açude com profundidade. Isso demanda Tempo e trabalho. Limpeza do material retirado: é tirar do barro as pedras, as raízes de árvores podres, os galhos secos, a areia grossa e todo lixo que não pertence ao barro.