O que os incas construíram?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Além de Sacsayhuaman, podemos destacar outras fortalezas incas, como as de Quitoloma, Ollantaytambo, além de Machu Picchu, a famosa cidade-fortaleza localizada no alto da Cordilheira dos Andes.

Machu Picchu, que significa “velha montanha”, foi construído por volta do século XV pelo líder inca Pachacuti. A montanha na qual sua estrutura foi erguida fica próxima a Cuzco, no atual Peru, portanto, perto do centro do império.

Além das construções de habitação, como podem ser vistas na cidade de Machu Picchu, os incas também desenvolveram tecnologias com cordas trançadas capazes de construir pontes. Recentemente, um pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, John A.

A base da economia era a agricultura que produzia tudo o que os incas possuíam. A alimentação baseava-se no milho e na batata, no entanto, os incas também produziam grandes quantidades de itens como algodão e pimenta.

O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes. Os incas criavam lhamas, que serviam para o transporte; alpacas e a vicunhas, das quais obtinham a lã e a carne. No litoral, as populações viviam principalmente da pesca.

Os construtores se preocupavam com técnicas precisas e detalhadas — tanto que o corte de pedras grandes, que serviam para edificações, era feito com base em cálculos. Esse desenvolvimento arquitetônico permitiu a construção de diversas edificações grandes e resistentes, como casas, aquedutos, palácios e fortes.

A arquitetura inca atingiu um elevado grau de técnica e beleza. O adobe e a pedra eram o material mais utilizado para erguer as construções desde casas, templos, estradas, palácios, túneis, aquedutos, dentre outros. O mais conhecido complexo arquitetônico desse povo está no Peru, na cidade de Machu Pichu.

A arquitetura inca é muito notável porque foi construída em fortes edificações de pedra. Uma das características destacáveis é o corte e encaixe perfeito entre as pedras que resistiram aos terremotos frequentes da região. Por exemplo, as construções de Machu Picchu ainda podem ser visitadas no país do Peru.

A pedra é o elemento básico das construções nas regiões mais altas, enquanto que no litoral utiliza-se um tijolo de terra. No norte e no centro das cordilheiras o estilo "cuzquenho" prevalece, enquanto no litoral do Peru e da Bolívia torna-se bem mais raro.

As estruturas de Machu Picchu foram construídas com uma técnica chamada Ashlar. As pedras são cortadas para se encaixar sem nada que as ligue. O corte era feito com tanta precisão e as rochas encaixadas tão perfeitamente que nem mesmo um cartão de crédito pode ser inserido entre elas.

É o caso da civilização Inca, que surgiu na região do atual Peru e se estendeu por um território de mais de 4.000 km, do Equador até o norte da Argentina. Os incas não eram uma tribo ou uma nação. Eram uma família poderosa que, desde o ano 1.200 d.C., governou um reino que tinha sua capital na cidade de Cuzco (Peru).

As primeiras invenções consideradas tecnológicas datam de dois milhões de anos antes de Cristo, podemos citar entre esses instrumentos criados o machado e a lança, feitos para se defender dos animais e facilitar a vida.

Os Incas são conhecidos por suas impressionantes obras de arquitetura, incluindo a cidade de Machu Picchu, o templo do sol em Cusco e a fortaleza de Sacsayhuamán.

Os incas criaram um sistema de tecelagem extremamente desenvolvido, cuja técnica ainda é utilizada pela população peruana. A construção de pontes com fibra têxtil é outra grande contribuição deixada pelos incas e é uma das obras de engenharia mais impressionantes do período.