O que os idosos sofrem?

Perguntado por: smoreira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O idoso pode sofrer violência de vários tipos: física, psicológica, doméstica, negligência e abandono, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual, discriminação. Violência física: significa agressões físicas, agredir uma pessoa idosa, causando lesões em seu corpo.

Muitas pessoas que passam dos 60 anos (ou até com menos idade) enfrentam problemas para encontrar oportunidades de emprego e se manter no mercado. Ao mesmo tempo, precisar trabalhar tem sido uma necessidade crescente. Afinal, mesmo os idosos que se aposentam podem ter que lidar com dificuldades de renda.

De acordo com 13% participantes, os produtos que mais fazem falta são celulares com teclados e telas maiores, seguidos de locais para diversão e roupas. Em relação às roupas, 17% acham que é difícil comprar, uma vez que encontram peças para pessoas muito idosas ou muito jovens.

Entre as tarefas mais comuns para as quais um idoso precisa de ajuda estão cuidar da higiene pessoal, fazer compras, preparar refeições, ir ao médico e lidar com as finanças pessoais, entre outras.

O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.

De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.

As principais mudanças que ocorrem nessa fase é o enfraquecimento dos ossos, o envelhecimento dos órgãos e a falta de ânimo e disposição. Assim, é preciso mudar alguns hábitos para melhorar a qualidade de vida na terceira idade, principalmente em relação à alimentação, as atividades físicas e ao desempenho cognitivo.

Queixas associadas são alterações na qualidade de sono, como insônia terminal, e mudanças cognitivas, como apatia e episódios confusionais.

Segundo o psiquiatra Henrique Bottura, comportamentos que geralmente as pessoas consideram como “normais” em pessoas mais velhas, como mau humor e negativismo, podem ser sinais de alguma doença e, portanto, exigem acompanhamento médico se a pessoa apresenta mudança em seu comportamento padrão.

Da análise de conteúdo, podemos constatar que as necessidades dos idosos são múltiplas: de acessibilidade aos cuidados e serviços de saúde, falta de apoios sociais, inexistência de equipamentos na comunidade, habitação desadequada, recursos económicos escassos, levam a que este grupo seja descriminado /isolado da ...

O descaso com o idoso ocorre em todos os âmbitos, na saúde, por exemplo, o idoso que depende do serviço público, enfrenta filas em hospitais, falta de medicamentos, poucos médicos geriatras, falta de atendimento, tratamento diferenciado e um apoio necessário à sua saúde.

O papel social dos idosos é um fator importante no significado do envelhecimento, pois o mesmo depende da forma de vida que as pessoas tenham levado, como das condições atuais que se encontram. Neste aspecto destacamos a aposentadoria, momento em que o indivíduo se distancia da vida produtiva.

Os idosos também passam por muitas mudanças na sociedade que, algumas vezes, podem ser de difícil compreensão para quem não está acostumado. Além de tudo, o organismo começa a ficar mais sensível nessa idade. Por conta disso (e outros fatores), é natural que, com o tempo, possa surgir um quadro de depressão em idosos.

Alterações fisiológicas, distúrbios psicológicos, doenças crônicas e uso constante de medicamentos podem contribuir para o surgimento precoce dos sintomas de fraqueza nas pernas em idosos. Uma dieta deficiente em vitaminas e sais minerais também pode causar fraqueza nas pernas.