O que os idosos sentem falta?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

De acordo com 13% participantes, os produtos que mais fazem falta são celulares com teclados e telas maiores, seguidos de locais para diversão e roupas. Em relação às roupas, 17% acham que é difícil comprar, uma vez que encontram peças para pessoas muito idosas ou muito jovens.

O idoso pode sofrer violência de vários tipos: física, psicológica, doméstica, negligência e abandono, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual, discriminação. Violência física: significa agressões físicas, agredir uma pessoa idosa, causando lesões em seu corpo.

Queixas associadas são alterações na qualidade de sono, como insônia terminal, e mudanças cognitivas, como apatia e episódios confusionais.

Quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória ou até mesmo o xadrez são ótimas opções. Além de exercitar a mente, essas atividades ainda são uma boa oportunidade para reunir a família e criar bons momentos de carinho, essenciais para que o idoso se sinta acolhido.

Este sintoma pode estar ligado à insônia e apneia do sono, à depressão, anemia e distúrbios endocrinológicos, como diabetes e hipotiroidismo. O cansaço excessivo nos idosos, mesmo após uma boa noite de sono, pode indicar desequilíbrio do organismo, com interferência na qualidade de vida.

5 dicas para viver bem na terceira idade²

  1. Interagir socialmente. Fonte: Envato – Foto de Wave Break Media. ...
  2. Buscar o bem-estar mental do idoso. ...
  3. Praticar exercícios na terceira idade. ...
  4. Alimentação saudável para mais qualidade de vida do idoso³ ...
  5. Cuidar da higiene pessoal na terceira idade.

Tenha um "hobby", dedique parte do seu tempo a ele. Procure fazer o que você gosta; Exercite um pouco a sua mente todos os dias: leituras, filmes, estudo, escritas, jogos, palavras cruzadas, conversar e interagir com outras pessoas; Tome muito cuidado com a ociosidade que costuma vir junto com a aposentadoria.

Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.

Segundo o psiquiatra Henrique Bottura, comportamentos que geralmente as pessoas consideram como “normais” em pessoas mais velhas, como mau humor e negativismo, podem ser sinais de alguma doença e, portanto, exigem acompanhamento médico se a pessoa apresenta mudança em seu comportamento padrão.

CONHEÇA OS CINCO PILARES DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

  1. BOA NUTRIÇÃO. Nosso corpo está em um processo constante de mudanças. ...
  2. ATIVIDADE FÍSICA. ...
  3. MANUTENÇÃO DO PESO. ...
  4. ATITUDE POSITIVA. ...
  5. CONVÍVIO SOCIAL.

O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.

A queda é o mecanismo de lesão mais frequente entre os idosos, seguida pelo acidente automobilístico, atropelamento, ferimento por arma de fogo e arma branca entre outros, como os decorrentes de maus tratos ou negligência praticada por familiares ou por cuidadores.

Essas pessoas têm que enfrentar atendimento à saúde precário, uma educação que não prepara para o mundo, um mercado de trabalho que paga mal e não permite acumular para a velhice. A pessoa enfrenta a violência dos serviços públicos, a violência urbana e até a violência familiar”.

7 filmes para a terceira idade assistir durante o isolamento social

  • Diário de uma paixão. Que tal começar com um lindo romance de tirar o fôlego? ...
  • Uma lição de vida. Um boa história de superação também é ótimo para assistir, ainda mais quando é baseado em fatos reais. ...
  • Up – Altas Aventuras. ...
  • Exótico Hotel Marigold.

Dicas de assuntos importantes para tratar com os idosos

  • Notícias boas sobre o mundo;
  • Pedir que ele lhe conte alguma história engraçada e feliz sobre seu passado;
  • Alertas sobre alguns crimes e fraudes que são comuns que idosos caiam;
  • Assuntos sobre novela, filmes, seriados etc;
  • Receitas de comida;

Ficar mal humorado(a) ou ranzinza, isolar-se e perder a alegria não são sinais naturais do avanço da idade, como muitos supõem. Podem ser sintomas de depressão, patologia normalmente negligenciada nessa fase da vida. Perda de apetite e alterações no peso também devem ser avaliados.

Quais são os principais sintomas da depressão em idosos?

  • alterações rápidas de humor;
  • tristeza profunda;
  • choro sem motivo aparente;
  • queixas de dores pelo corpo ou de cabeça;
  • desânimo e cansaço generalizado;
  • insônia.