O que os guaranis plantavam?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Os tupis plantavam milho (abati), mandioca (mãdi'og), batata-doce, cará (ka'rá), abóbora, algodão, amendoim (mãdu'bi, mãdu'i), pimenta, feijão (komandá) e tabaco (petyma). Utilizavam o sistema da coivara, ou queimada, para preparar o terreno para o plantio.

Muitos alimentos usados pelos tupis foram difundidos para todo o planeta: milho, mandioca, amendoim, pimenta, goiaba, abacaxi, batata-doce, cará, abóbora, palmito, caju, açaí, cupuaçu, castanha-do-pará etc., incrementando a dieta alimentar de vários povos.

AVAXI (ou milho), junto com a JETY (batata-doce), JEJY (palmito), MANJI´O ou mandi'o (mandioca) e MANDUVI (amendoim) constituem alguns dos principais alimentos guaranis.

Quando caem as primeiras chuvas, elas plantam espécies como milho, feijão, mandioca, batata, amendoim, cará etc. Depois mantém a roça limpa, retirando as ervas daninhas, que prejudicam o desenvolvimento da plantação.

O livro mostra como, 500 anos antes da descoberta do Brasil, índios que povoavam as regiões Sul e Sudeste cultivavam alimentos como o milho, a abóbora e diversos tipos de feijão, que se tornariam “o tripé vegetal da cozinha caipira”, escreve o pesquisador.

O milho é um dos alimentos sagrados Guarani Mbya! Sua plantação é fértil nas regiões em que os Guarani costumam viver, e portanto o milho é um alimento muito antigo na tradição Guarani. Os Guarani Mbya se consideram os guardiões do milho, buscando defender as condições territoriais para plantarem este alimento sagrado.

Na história do povo Guarani, a exploração da erva-mate, a criação de gado, o cultivo de soja e da cana-de-açúcar aparecem como os principais elementos que colocam sua cultura e modo de vida em conflito com os interesses econômicos adotados pelo país.

Tradicionalmente, este grupo indígena obtém seus alimentos a partir da caça, da pesca, da coleta e da horticultura. Os homens caçam, pescam, coletam e abrem clareiras na mata, onde são feitas as roças.

A planta. “ILEX PARAGUARIENSIS” é o nome científico da erva-mate, usada pelos índios Guaranis antes da chegada dos europeus.

A agricultura era uma prática conhecida pelos nativos, que cultivavam a mandioca, o amendoim, o tabaco, a batata-doce e o milho, além de realizarem o extrativismo vegetal em diversos outros cultivares da flora local, como o babaçu ou o pequi, quer para alimentação quer para subprodutos como a palha ou a madeira, e ...

Os povos tupi eram horticultores mais eficientes do que os povos de região seca. Plantavam mandioca, milho, batata-doce, pimenta, cará. Até hoje a base de sua alimentação é a mandioca: assada, cozida, em forma de farinha ou de polvilho.

A mandioca era a principal fonte de carboidrato deles, por isso era amplamente cultivada. A tapioca e a farinha de mandioca eram maneiras de estocar a mandioca para a utilização posterior.

Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.

Uma das principais atividades econômicas do povo Guarani, o artesanato é produzido durante todo o ano, mas sua comercialização se concentra nos meses de alta temporada do verão.

O extrativismo, contudo, não era a única maneira de subsistência dos povos. Há 7 mil anos, as nações americanas já dominavam a agricultura e plantavam abóbora, batata, milho, feijão e mandioca.

Segundo a Funai, para os índios, alimentar-se com o milho guarani tem poder curativo e fortalecedor do corpo e do espírito. Eles utilizam o milho para o ritual de batismo Nimongarai, momento em que são revelados e distribuídos os nomes em língua guarani às crianças da aldeia e que simbolizam suas verdadeiras almas.

A comunidade consome a mandioca também na forma de farinha, beiju e caiçuma, espécie bebida fermentada. A lida com a mandioca se inicia na estação seca, quando os homens Apurinã preparam o terreno da roça, realizando sua limpeza e queima.

A base da alimentação dos índios brasileiros são as frutas, raízes, ervas e peixes.

Além da mandioca, na Amazônia foram domesticadas ao que tudo indica outras plantas, como amendoim e pupunha.