O que os goianos falam?

Perguntado por: ddorneles5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala. Espia só! Anéin - Ah, não!

1. Relativo ou pertencente ao estado brasileiro de Goiás ou à cidade brasileira de Goiás. 2. Natural ou habitante desse estado ou dessa cidade.

Goiano é quem nasce em Goiás.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinogoianogoianos
Femininogoianagoianas

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.

Vila Nova versus Goiás, Derby Goiano, Go-Vi, Maior do Centro-Oeste ou Derby do Cerrado é o maior clássico da Região Centro-Oeste do Brasil, seja pela performance dos dois clubes nos gramados, pela rivalidade envolvendo os dois times ou pela presença das duas grandes torcidas nas arquibancadas.

Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.

Segundo a professora de história da UFG, Cristina de Cássia, a fala do goiano tem marcas do interior, apesar da urbanização, isso devido à forma como a região foi ocupada. “O interesse em Goiás surge no período da busca por ouro, então bandeirantes vieram para cá.

Que tem movimentos pesados, lentos, vagarosos. Estúpido, grosseiro.

A Prefeitura de Goiânia informa como será o funcionamento dos órgãos municipais no feriado da próxima segunda-feira (24/5), data em que celebra-se o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da cidade.

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno.

De forma geral, quem nasce em Goiás tem uma tendência a interagir com o máximo de pessoas possíveis em ocasiões sociais. Sendo assim, os goianos tendem a ser pessoas acolhedoras e de braços abertos para conhecer novas amizades e compartilhar histórias.

A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis. Há ainda várias festejos e cortejos religiosos, realizados em cidades do interior goiano.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.

Símbolo oficial do Estado de Goiás, a bandeira foi instituída pela Lei nº 650 de 30 de julho de 1919, e criada pelo goiano Joaquim Bonifácio de Siqueira. É composta por oito listras horizontais, alternadas nas cores verde e amarelo. O verde representa as matas e o amarelo as riquezas minerais.

Periquito

A vitória de 2 a 0 do Goiás sobre o Goiânia, ontem, no estádio da Serrinha, pelo Campeonato Estadual, contou com uma defesa espetacular... Mas não foi de nenhum goleiro em campo, e sim do Periquito, o mascote do clube esmeraldino, que estava posicionado atrás de um dos gols.

Em solo goiano pulsa um pouco da história dos vários povos que construíram o Estado, dando origem a uma cultura tão rica quanto diversificada. É tudo característico e marcante: o sotaque puxado no “r”, a arquitetura, a culinária, as gírias, as danças e as músicas.

Goiana está comemorando hoje 181 anos de cidade e 452 anos de fundação com uma história extraordinária que precisa ser conhecida!

Quem nasce em GOIAS - GO é o que? Se você nasceu na cidade de GOIAS deve ser chamado de GOIANO pelos seus amigos.

"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.