O que os franceses inventaram?

Perguntado por: umata8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Uma das invenções francesas mais célebres de todos os tempos é o cinema. Foram os irmãos Auguste e Louis Lumiere que, em 1895, fizeram as primeiras filmagens e as exibiram em salões de Paris. O primeiro vídeo que se tem conhecimento tem pouco mais de um minuto de duração e mostra trabalhadores saindo de uma fábrica.

A França está entre os três países mais industrializados da Europa. O país, que é o maior produtor agrícola da União Europeia, produz principalmente carne, milho, trigo e vinho. O maior produtor de energia nuclear do mundo é a França que, além disso, se destaca no setor da indústria de automóveis e eletrônica.

Os franceses inspiraram o mundo. A influência na cidade do Rio de Janeiro se mostra de várias formas: no vocabulário, nas artes, na arquitetura e também na gastronomia. Na “boulangerie”, que nada mais é do que uma espécie de padaria, os diferentes tipos de pães e doces agradam o paladar dos brasileiros.

Gastronomia: influência francesa no Brasil

  • Bomba. As famosas bombas, que são facilmente encontradas nas padarias tem origem francesa e são chamadas de eclair. ...
  • Crepe. Mesmo apresentado em diferentes formatos e sabores aqui no Brasil, o crepe é outra forte influência da gastronomia francesa. ...
  • Coxinha. ...
  • Misto quente.

Na França no entanto, usar o desodorante não é lá um costume de todos. Para eles, o uso do desodorante é ligado ao fato de transpirar. Como as temperaturas são geralmente amenas, o uso do desodorante acaba sendo esquecido. Alguns franceses acham normal só tomar banho, colocar perfume e não usar desodorante.

La vai algumas dicas:
Não precisa usar tênis, principalmente aqueles escandalosos e coloridos que chamam muita atenção, a não ser que você realmente faça questão. Mas uma boa dica para estar confortável e ao mesmo tempo elegante é usar sandálias ou sapatos que você já sabe que não vão incomodar.

Quais são as principais comidas típicas da França? Entre os pratos que mais fazem sucesso na culinária francesa estão ratatouille, croissant, petit gateau, madeleine, profiterole, macaron, poulet frites e quiche lorraine.

Em relação à vida em sociedade, a cultura francesa é baseada no tripé: “igualdade, fraternidade e liberdade” e gera muita influência, não somente na cultura europeia, mas também em todo o mundo ocidental.

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

A França é também um importante centro cultural mundial, com enorme produção literária, cinematográfica e musical, além de uma grande variedade de museus, teatros e casas de show. Sua gastronomia é mundialmente reconhecida e um de seus patrimônios.

Os principais produtos agrícolas da França são o trigo, o milho, a carne e o vinho. A indústria manufatureira do país é muito diversificada; contudo a França está em pleno processo de desindustrialização, o que se traduz pela terceirização de diversas atividades.

A França consolidou-se como uma nação desenvolvida e influente, com uma moderna indústria, com tecnologias de destaque em várias áreas. Foi um dos países fundadores do processo de integração europeia, quando o continente começou seu processo de reconstrução depois da devastação da Segunda Guerra Mundial.

O maior carrasco do Brasil em Copa do Mundo, sem dúvidas, é a França. O país europeu é o único a eliminar a Seleção em mais de uma edição do Mundial. Foram três, no total: 1986, 1998 e 2006. Vale destacar que a primeira eliminação foi na disputa de pênaltis após empate no tempo regulamentar.

Após duas tentativas mal sucedidas de estabelecimento de uma civilização francesa, nos séculos XVI e XVII, no Brasil colonial (França Antártida e França Equinocial), os franceses passaram a saquear, através de corsários (piratas), algumas cidades do litoral brasileiro, no século XVIII.

Explicação: O Rei da França, no século XVI, contestava o direito de Portugal ao domínio do Brasil. Os portugueses, primeiro em 1560 e depois desde 1565 até 1567, realizaram expedições para expulsar os franceses do Rio de Janeiro. O Rei da França, no século XVI, contestava o direito de Portugal ao domínio do Brasil.

Inicialmente a exploração agrícola dessa região era de produtos como tabaco, café e cana-de-açúcar, trabalhados pelos chamados “engagés” (engajados), criminosos e marginalizados na metrópole que iam para a colônia em troca de trabalho e acesso a terra após três anos de serviços.

O que os franceses comem no café da manhã ? Um café da manhã simples, porém adocicado. Na mesa de café da manhã dos franceses, você encontra a famosa baguette, o queridinho croissant, o saboroso pain au chocolat, e claro, as tradicionais geleias a base frutas que eles costumam passar nas fatias de pão com a manteiga.

No final do século XIX, quando foi nomeada pela primeira vez a refeição da manhã na língua francesa – o petit déjeuner, provavelmente não se sabia ainda que ela seria objeto de tantas discussões e de transformações ao longo da história. Na verdade a importância dada a essa refeição não vem de décadas recentes.

Luxemburgo

Sobre o número 1…
Luxemburgo, um dos menores países do planeta, tanto em área quanto em população, é o país mais rico do mundo de acordo com esse ranking específico. É o maior centro bancário do mundo: mais de 200 bancos e 1.000 fundos de investimento operam em sua capital.