O que os filhos de Oxalá não pode comer?

Perguntado por: dbelem8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu.

Sua comida é franga de leite, ovelha, milho branco, manjar, arroz com mel. Suas frutas são maçã branca, uva, pêra, melão. Seu dia é o sábado. Sua cor é o azul claro.

Como agradar Oxalá
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.

Marfim é um símbolo de Oxalá, que é chamado amavelmente pelos seus filhos de Babá (Pai Velho). Ele só se alimenta de comida branca: acaçâ de milho brando cozido, catassol (caracol, seu bicho mais representativo).

Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian.

Ele se manifesta em nossa vida através da fé e da paz. É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá.

Dentro da tradição, os filhos de Oxalá assim como o próprio, não podem beber nada que seja alcoólico. Assim como as comidas oferecidas a esse orixá, não podem conter sal ou azeite-de-dendê.

OXALÁ - 21/1 a 19/2
Combina com os filhos de: Iansã, Obaluaiê, Oxumaré e Ibeji.

Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá.

Na temperatura morna, você deve tomar o seu banho de limpeza normalmente e, logo em seguida, despejar a água para o Banho de Oxalá do pescoço para baixo, mentalizando suas intenções, pedindo proteção, abertura de caminhos, prosperidade, limpeza e purificação.

3030 - Oxalá carrega um opaxorô, símbolo da ancestralidade, sendo ele um dos principais Orixás encarregados pela criação do mundo.

Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.

Por ser um orixá de grande força, o banho de Oxalá tem o poder de bloquear o mal em todas as áreas da vida de uma pessoa. Ele pode ser feito por todos e tem ainda outra particularidade: é o único banho em que podemos lavar o chakra da coroa, no topo da cabeça.

Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe. Seus números para sorte: 3, 4 e 9.