O que os evangélicos não podem fazer na Sexta-Feira Santa?

Perguntado por: ecosta4 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Igreja evangélica – Diferente da tradição católica, a Igreja Evangélica não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”. Segundo o pastor Luiz Zogob, na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha. “Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição.

Por sua vez, os evangélicos, como todos os cristãos tradicionais, dão grande importância para a Semana Santa e Páscoa. Durante a sexta-feira santa acontece um culto especial, chamado "Cantata", onde há apresentações de teatro, música e dança. Já no domingo de Páscoa há o culto da ressurreição.

9° – Nada de bebedeira, o vinho é a única bebida permitida, a embriaguez na Sexta-feira Santa é uma afronta aos costumes cristãos. 10°- Não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício.

O vinho é a única bebida permitida na sexta-feira santa.
Porém, é importante salientar que, para os cristãos mais conservadores, a embriaguez é tida como pecado. Ainda de acordo com os costumes da igreja, não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro. “Nesta época, a espiritualidade é muito forte e neste período as pessoas associam o dinheiro ao fato de Judas ter vendido Jesus.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre | Santos e Região | G1.

Portanto, devemos nos abster desse alimento como uma forma de respeito à figura, já que ela teria derramado seu sangue para salvar a humanidade. Desse modo, a Igreja Católica recomenda que seus fiéis reconheçam o sacrifício de Cristo e se privem de algo. Aliás, a ação se trata de uma penitencia interior.

Aqui no Brasil, existe um grande número de cristãos evangélicos, e, para eles, a Quaresma não é observada, uma vez que o entendimento da tradição evangélica é de que práticas como jejuns e orações não devem ser resumidas apenas aos 40 dias que antecedem a Páscoa.

Este Domingo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. As comunidades costumam levar ramos de palmeiras, que servem para fazer chá, para Celebrar a Entrada Triunfal, cantando: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

As comunidades de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, não celebram a Páscoa. É que a fé e os costumes dessas religiões não se baseiam no cristianismo, mas em entidades como Orixás, Nkisis e Voduns, que regem tradições e rituais diferentes.

A Igreja Católica orienta seus fiéis, ainda, para que não consumam comidas e bebidas reconhecidamente prazerosas, como chocolates, outros doces e bebidas alcoólicas. Na visão da instituição, no sábado de aleluia ainda não é hora de festa, mas de penitência pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Via de regra, na Sexta-feira Santa, é proibido o trabalho de acordo com o artigo 70 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Porém, em algumas categorias pode ocorrer a exigência do trabalho, principalmente em serviços essenciais como hospitais, transporte, segurança pública, supermercado e outros.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e beber álcool.

Para os católicos, a Sexta-Feira da Paixão é um dia reservado para a abstinência, sendo uma tradição milenar evitar o consumo de carne vermelha e de frango. O sacrifício dos fiéis relembra o sofrimento e o derramamento do sangue de Jesus Cristo, que passou pela Via Sacra nesse dia, sendo crucificado e morto.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

O cristianismo herdou do judaísmo essa tradição cultural que não classifica peixe como carne. Peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de “sangue frio” (para ser mais preciso, seu sangue varia conforme a temperatura ambiente). Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos.

E pode comer ovo na Sexta-feira Santa? Para simplificar o entendimento, nada que possa ser considerado como carne pode ser consumido ao longo da quaresma, e principalmente na Sexta-feira Santa. Dessa forma, pode comer ovos, peixes de qualquer espécie, e os frutos do mar em geral na Sexta-feira Santa.