O que os escravos cantavam?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os vissungos misturam dialetos africanos como o umbundo e o quimbundo ao português arcaico. Além das minas de ouro, esses cantos podiam ser observados em diversas situações da vida cotidiana do negro escravizado, como no trabalho dos terreiros, nas brincadeiras e no cortejo dos enterros.

Os cantos de trabalho demonstram ainda uma solidariedade existente entre os trabalhadores, principalmente nos trabalhos realizados em regime de mutirão, em que um grupo de trabalhadores unia-se para poder realizar alguma tarefa que fosse muito cansativa e difícil para uma única pessoa.

Duelos de trabalho, notadamente, entre as raspadeiras de mandioca, que se desafiavam sentadas nas tulhas e casas de farinha eram outra maneira de se divertir trabalhando. Nas horas vagas, nas fazendas e engenhos, ou na cidade, dedicavam-se a feitura de belos objetos funcionais, religiosos e decorativos.

E os principais instrumentos são: afoxé, agogô, atabaque, berimbau e tambor. No início foi desprezada e só ganhou popularidade a partir do século XX, tornando-se mais popular nos dias atuais.

Blues, a origem do estilo musical que nasceu entre os escravos americanos.

Os escravos eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, por isso uniram o ritmo e o movimento da dança e a adaptaram, criando, assim, a Capoeira.

Capoeira: dança como forma de resistência à escravidão no Brasil - Estadão.

Entre os povos africanos emigrantes (trazidos ao Brasil), a dança e a música sempre tiveram uma função social e religiosa. No período da escravatura, a população negra tinha restrita liberdade e, muitas vezes, só podia recorrer ao canto e à dança para manter viva sua cultura, união e identidade.

Uma música de trabalho é uma peça de música intimamente ligada a uma forma de trabalho, seja cantada durante a realização de uma tarefa (geralmente para coordenar o tempo) ou uma música ligada a uma tarefa que pode ser uma narrativa, descrição ou canção de protesto conectada.

A expressão “quatro cantos do planeta” não tem origem na lógica geométrica (considerando como “canto” qualquer intersecção entre duas retas, como uma esquina). Acredita-se, na verdade, que ela seja uma metáfora para as principais orientações de sentido conhecidas: os pontos cardeais norte, sul, leste e oeste.

Os cantos temáticos podem ser chamados também como zonas circunscritas, que representam áreas fechadas, com apenas três ou quatro lados delimitando o espaço.

Através dos batuques surgiram diversas danças, dentre elas o lundu ou baiano, coco, bambel{, tambor de crioulo, jongo, caxambu, batelbaú e das varias variel dades do samba baiano e carioca. Além da umbigada também chamada de quizomba, que era a dança simbólica das danças rituais e do lembramento (casamento).

Os escravos domésticos trabalhavam diretamente para seus proprietários ou "por aluguel", quando realizavam as funções destinadas na residência de outrem mediante ao pagamento de quantia estipulada por seu senhor.

As festas eram compostas por missas, novenas, procissões, fogos de artifício, bailes, além de comilança e bebedeiras. Em um ambiente extremamente pobre em atividades sociais e culturais, estas ocasiões tinham grande importância para a população em geral.

samba-reggae

Com tambores de vários tamanhos, repiques e uma nova forma de tocar nasceu mais um gênero musical criado com a marca da cultura negra: o samba-reggae.