O que os dermatologistas indicam para odor nas axilas?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Em resumo, para tratar o odor nas axilas, os dermatologistas podem recomendar o uso de desodorantes e antitranspirantes, produtos específicos para o odor nas axilas, produtos para controlar a transpiração, produtos para clarear a pele das axilas e produtos para evitar o atrito entre as axilas.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Dicas de como acabar com a bromidrose
Prefira sabonetes antissépticos e desodorantes antiperspirantes; Troque de roupas todos os dias; Use produtos para eliminar os odores durante a lavagem das roupas; Evite roupas de tecido sintético, especialmente as meias.

Odaban

Você terá que investir em um produto desodorante antiperspirante de qualidade, como o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas e aprovado pela Anvisa. Isso porque ele é capaz de tratar os dois problemas, reduzindo também o mau cheiro produzido pelo suor.

O vinagre de maçã tem propriedades bactericidas e neutralizadoras de odores. Alguns remédios caseiros que podem ser usados para eliminar o mau cheiro nas axilas são: 1. Óleo de melaleuca O óleo de melaleuca é antibacteriano e anti-inflamatório, ajudando a combater os microrganismos que provocam o mau cheiro nas axilas.

Opção 2: Use limão + bicarbonato para remover da roupa na região das axilas. Na pré-lavagem da roupa, com a peça ainda seca, aplique a mistura de bicarbonato + limão na região das axilas da roupa. Esfregue, deixe agir por 15 minutos e depois lave normalmente com água e sabão.

Podem sofrer com a doença pessoas estressadas e com distúrbios hormonais. Ainda são afetados pela condição quem come excessivamente alimentos como alho, cebola e pimentas. E há algumas doenças genético-metabólicas que deixam o paciente com predisposição à bromidrose.

"A aplicação da toxina botulínica é muito eficaz no tratamento para diminuir a transpiração excessiva dessa área. Ela consegue reduzir em torno de 90% a produção de suor por um período de 4 a 12 meses, dependendo do caso. E reduzindo o suor, o odor tende a melhorar também", ressalta Karina Mazzini.

Se não puder lavar na hora, você pode utilizar produto anti odor e deixar ele agir. Em outra situação, você pode deixar as roupas de molho. Essa é uma boa tática para as roupas de academia. O molho irá ajudar na lavagem posterior.

Conheça os alimentos que podem intensificar a bromidrose. Leite: o processo de fermentação do leite no aparelho digestivo não contribui no quesito odor agradável. Queijo: tem queijo naturalmente de cheiro forte. Imagina esse mesmo queijo sendo digerido.

Além de procurar ajuda médica, você pode manter alguns cuidados básicos em casa, por conta própria. O primeiro deles é manter as axilas secas e limpas, utilizando sabonetes antibacterianos e desodorante para bromidrose axilar que seja antitranspirante para preservar a região longe da umidade por mais tempo.

A causa do cecê não é simplesmente o suor acumulado debaixo das axilas, mas sim a mistura entre restos de pele, sais e água que acaba sendo ambiente bem maneiro para a proliferação de bactérias e fungos.

Mas de acordo com as reações vistas, o vinagre não é eficaz para eliminar, por exemplo, o odor do suor (bromidrose), pois, conforme dito, esse cheiro desagradável deve-se a ácidos carboxílicos.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Especificamente nas axilas, elas formam uma camada protetora da derme, tornando-a mais resistente as agressões externas provocadas pelo uso de lâminas ou roupas justas de tecido sintético e evitando o risco de irritações e alergias. E tem mais! O bicarbonato de sódio não contribui para a redução da transpiração.

Essas bactérias que causam mau cheiro no “suvaco” podem vir de roupas e até mesmo de pessoas próximas a você que provavelmente tenham esse problema! Antes do banho, passe metade de um limão nas axilas. Espere 10 minutos e depois tome seu banho normalmente (limpando direitinho as axilas, hein?).