O que os dermatologistas indicam para foliculite?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Em geral, foliculite bacteriana é causada por Staphylococcus aureus, mas ocasionalmente por Pseudomonas aeruginosa (foliculite da banheira de hidromassagem). Tratar a foliculite estafilocócica com loção ou gel de clindamicina a 1% ou lavagem com peróxido de benzoíla a 5%.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Com sua ação cicatrizante, o sabonete de açafrão ajuda a promover a cura das áreas afetadas, aliviando a irritação e reduzindo a inflamação.

Para que serve Cetoconazol? O cetoconazol em comprimido serve para infecções graves que acometem a pele, como micose do couro cabeludo, candidíase mucocutânea crônica e foliculite causada pelo fungo Malassezia. O cetoconazol em creme, é indicado para frieira, micoses de pele e micose de praia (pano branco).

Tratamento tópico é realizado com pomadas de antibiótico (neomicina, mupirocina, ou gentamicina). Tratamento sistêmico, com antibióticos: eritromicina na dose de 40 mg/kg/dia, dividida de seis em seis horas; tetraciclina - adultos 2 g por dia; e cefalexina - 30-50 mg/kg/dia fracionada de seis em seis horas.

Prevenção para foliculite
Após terminar o processo, é recomendado passar um hidratante. Também é indicado manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações, e evitar lavagens antissépticas rotineiramente, já que deixam a pele seca e eliminam as bactérias protetoras.

Neste caso o tratamento é feito com corticoides tópico ou um anti-inflamatório oral, como a Indometacina.

Dicas de como tratar a foliculite
Fazer higiene do local com sabonete antisséptico: a dermatologista recomenda limpar a área com um sabonete de enxofre, que remove o excesso de oleosidade, desobstrui os poros e reduz a inflamação.

A foliculite estafilocócica, a mais comum, pode afetar pessoas de toda as idades, tanto homens quanto mulheres, e embora melhore com tratamentos por curtos períodos de tempo, tem a foliculite tem cura apenas quando a pessoa adota hábitos de vida que evitam a inflamação dos folículos pilosos.

Como usar Nebacetin para foliculite
Antes de aplicar, sempre lave a área com água e sabonete neutro, secando bem com uma toalha limpa e seca. Apenas utilize a pomada Nebacetin pelo tempo determinado no tratamento indicado pelo médico, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.

FUNÇÃO: O sabonete de enxofre é muito indicado para auxiliar no tratamento de peles com acne, diminuindo a oleosidade da pele e aliviando as inflamações. Sua ação antibacteriana ajuda na diminuição de foliculites.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

Foliculite Pitirospórica: antifúngicos tópicos ou orais são os mais eficazes para este tipo. Furúnculos e carbúnculos: o médico pode drenar a infecção com uma pequena incisão para aliviar os sintomas. Pode ser necessário o uso de antibióticos para ajudar na melhora dos sintomas.

O cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina está indicado nas afecções de pele, onde se exigem ações anti-inflamatória, antibacteriana e antimicótica, causadas por germes sensíveis, como: dermatites de contato, dermatite atópica, dermatite seborreica, intertrigo, disidrose, neurodermatite.

  1. 1) Uso de antibióticos tópicos e orais;
  2. 2) Hidratantes e cremes calmantes para a pele;
  3. 3) Evitar atrito de roupas;
  4. 4) Uso de produtos com ácido retinóico na região da barba;
  5. 5) Procedimentos com LED para diminuir a inflamação.
  6. 6) Máscaras calmantes feitas em consultório;

Na terapia sistêmica de rotina das foliculites, utilizam-se antibióticos, como Cefalexina, que são cefalosporinas de primeira geração, de eficácia já comprovada e amplamente utilizada, e o atual trabalho visa oferecer uma opção terapêutica com o uso da Azitromicina, que é um macrolídeo de amplo espectro.