O que os conjurados mineiros pretendiam?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para eles, a Conjuração representava a possibilidade de viver em um país mais liberal, livre do monopólio imposto pela Coroa, garantindo-lhes a liberdade comercial e o controle sobre as ações do governo. Enfim, significava o fim da tutela da metrópole.

Assim como os inconfidentes mineiros, os conjurados baianos defendiam a emancipação política do Brasil através do rompimento do pacto colonial.

A partir de então nasce o Tiradentes conspirador ou o aglutinador da insatisfação popular que desejava melhorias e progresso econômico, segundo ele, barrados pela administração que gerenciava a capitania de Minas.

Abertura dos portos para o livre comércio; Diminuição dos impostos; Igualdade racial; Fim da escravidão.

Defendiam a proclamação da República Bahinense; Fim do trabalho escravo; Implantação do livre comércio.

Que ou aquele que toma parte numa conjuração; conspirador.

O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.

A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Também conhecida como Conjuração Mineira, demonstrou a insatisfação local com a política fiscal praticada por Portugal.

resistência ao Pacto Colonial vigente na época; preocupação com a economia da região; participação ativa de camadas da elite financeira e intelectual de Minas Gerais; propostas como a criação de faculdades e fábricas no estado.

Como terminou a Inconfidência Mineira? Tiradentes foi o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte. As reuniões secretas que organizavam e divulgavam os princípios dessa revolta contra Portugal estenderam-se durante anos, mas o movimento não chegou nem ao ponto de ser deflagrado.

Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.

Os conjurados DEFENDIAM:
- a independência de Minas Gerais; - a proclamação de uma república com capital em São João Del Rei, núcleo agropecuário que mantinha intenso comércio com outras regiões brasileiras; - e a criação em Vila Rica, de uma universidade e de uma Casa da Moeda para controlar a emissão de dinheiro.

Seu objetivo era libertar o país do domínio português e o povo da opressão. Assim, juntou-se a padres, coronéis, poetas e advogados, para planejar um motim contra a metrópole. O movimento, chamado de Inconfidência Mineira, eclodiu quando um membro do grupo, Joaquim Silvério, traiu a organização.

Os inconfidentes, liderados por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, pretendiam proclamar a República, criar uma universidade e fundar fábricas.

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.