O que os cães pressentem?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Muitas dessas previsões estão ligadas ao olfato e audição extremamente apurados dos cães, alguns pressentimentos também tem base na ligação afetiva que o cão estabelece com o dono, e existem até casos que não tem explicação. O fato é que os cães conseguem ou parecem conseguir prever alguns acontecimentos importantes.

Cachorro que acompanha o tutor preferido
O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

Já pegou seu cachorro olhando para o nada durante muito tempo? Ou percebeu que ele começou a latir, uivar ou até rosnar sem motivo aparente? Bom, isso acontece porque ele pode estar vendo fantasmas , explica a mística e espiritualista Kélida.

Não se trata de nenhum sentido paranormal, mas os cachorros sentem quando alguma coisa está errada com a saúde dos seus humanos. Cientistas já descobriram que os cães são dotados da chamada biodetecção e podem ser treinados para apurar este sentido.

Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso. Nós como tutores, precisamos ficar atentos porque eles também se comunicam conosco e não apenas com latidos, o olhar do seu cão ou gato diz muita coisa.

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

O cachorro responde a estímulos socais através de uma área do cérebro responsável pela percepção e a aprendizagem. A mente dos cachorros vai mais além que a de outros animais, o seu cérebro pode comparar-se ao de uma criança pequena, capaz de sentir empatia, amor e tristeza.

É sabido em todo o mundo que os cachorros, tal como a imensa maioria dos animais, são capazes de pressentir fenômenos catastróficos que os humanos não são capazes de detectar apesar a nossa tecnologia. Os cachorros possuem umas faculdades intrínsecas, ou seja totalmente naturais, que excedem a nossa compreensão.

Eles são protetores de energia que absorvem vibrações que não estão em equilíbrio e, através de nossos mimos, é como os ajudamos a se livrar do mal que absorvem.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

A verdade é que para nós o abraço significa um gesto de afeto, um carinho, ou às vezes um simples cumprimento. Enquanto para os cães abraços significam a invasão do espaço pessoal dele, e um gesto de dominação. Isso pode incomodar muitos cães, principalmente se o cão em questão for um cão mais difícil e pouco submisso.

A energia do cão é de proteção, bondade e perdão. Eles são verdadeiros guardiões em nossas vidas, dispostos a enfrentar qualquer energia nociva direcionada aos humanos. Ele traz e desperta um sentimento puro e genuíno. No seu ambiente, ele também é capaz de detectar uma espiritualidade positiva e também negativa.

Outra razão que leva o cãozinho a dormir nessa posição é a necessidade de se refrescar. Uma vez que aumenta o contato da barriga — geralmente tosada — com o chão frio, ela facilita a troca de temperatura.

Causas de ciúmes em cachorro
Em alguns casos, devido à falta de limites e de consistência no adestramento, o cachorro acaba desenvolvendo um comportamento mais possessivo e territorialista em relação à sua comida, aos seus brinquedos e até ao seu tutor, o que resulta em uma atitude mais “ciumenta”.

Os receptores de cores dos cães só diferenciam tons de vermelho e azul. Já o ser humano enxerga as três cores primárias, verde, vermelho e azul, que, quando misturadas, dão origem a todas as outras cores. Por isso, nossa visão colorida é muito mais especializada e eficiente do que a dos cães.