O que os cães nos ensina?

Perguntado por: ncorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Enquanto os humanos ajudam seus melhores amigos pets a caminhar, fazer suas necessidades fisiológicas em locais apropriados e brincar, estes ensinam muito sobre lealdade, companheirismo e afeto. Os cães não se separam dos seus donos nem por um instante, mesmo nas situações mais difíceis.

Cachorros são leais
Cachorros veem tutores como membros da família. Então, ter um pet garante que você terá um amigo para todas as horas, seja em momentos alegres ou tristes. Isso porque um cão ama o dono incondicionalmente e faz de tudo para deixá-lo feliz.

Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como depressão, solidão e ansiedade. Isso acontece porque quando o humano passa parte do dia com um animal, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina e serotonina, responsáveis pelo humor.

Eles sabem que somos algo diferente – há um lugar especial no cérebro apenas para nós. O que estamos descobrindo com o trabalho de imagem é que os cães amam seus seres humanos – e não apenas por comida. Eles amam a companhia dos seres humanos simplesmente por sua própria causa”, Explicou Gregory.

Comportamento canino: os cães interpretam a comunicação humana também pelo tom de voz. Além das palavras, o cachorro entende o que falamos também pelo tom da nossa voz. Assim, o comportamento canino varia de acordo não apenas com o que está sendo dito, mas também com a entonação das palavras.

Um dos motivo pelo qual seu cão pode ficar perto de você é o reforço positivo. “Se toda vez que você estiver com seu cachorro, ele recebe carinho ou petiscos, é provável que ele a siga com mais frequência”.

O cachorro é um pet que escolheu amar, proteger e servir. A energia do cão é de proteção, bondade e perdão.

O cão, usado pelos judeus como guardião da casa e do rebanho, era, no entanto, considerado nos tempos antigos como um animal impuro e, portanto, tinha um valor negativo.

Nos tornam menos egoístas e mais responsáveis
Os cães nos fazem pensar menos em nós. Temos que parar de fazer o que estamos fazendo para alimentá-los, brincar e sair para passear. Quando temos um cão, ficamos em segundo lugar e aprendemos a ser menos egoístas. Cuidar de um cão é cuidar de outra vida.

olfato

"O olfato talvez seja o sentido mais apurado nos cães. A anatomia e quantidade de células sensoriais permitem efeitos impressionantes como localização de pessoas e objetos perdidos, drogas, e detecção de tumores".

Além disso, os pets ajudam a manter as pessoas ativas e são uma fonte de carinho e lazer. Conheça alguns benefícios dos pets para a saúde mental humana. É cada vez mais comum que as pessoas morem sozinhas, o que pode estimular um sentimento de isolamento e solidão – o que foi agravado pela pandemia de Covid-19.

Pesquisas apontam que ter um animal em casa traz benefícios para a saúde mental e o desenvolvimento infantil. Ter um pet é um ato de amor que beneficia não só os bichinhos, mas também os seres humanos. Os laços de afeto dessa relação têm um grande impacto na saúde mental das pessoas que possuem um animal de estimação.

Segundo estudo da Universidade de Azabu, Japão, o animal de estimação estimula a produção de ocitocina, hormônio que ajuda o ser humano a ter maior sensação de bem-estar. Reduz o estresse: A convivência com pets propicia momentos tranquilos, nos quais as pessoas se desconectam dos problemas.

Os animais de estimação nos ensinam muito sobre amor verdadeiro. Eles nos amam independentemente dos nossos defeitos! Assim aprendemos a ter afeto verdadeiro pelas outras pessoas também.

O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. O homem através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais.

O ser humano é um animal dotado da palavra, da linguagem, diferente dos outros animais. A linguagem permite-nos criar conceitos, nomear os objetos e os seres e construir um pensamento abstrato, atividades que os nossos companheiros irracionais não podem realizar.

Você já sabe como o cachorro sabe quem é seu dono. No entanto, em famílias grandes, o animal pode acabar se apegando mais a uma pessoa específica. É quase como se o animalzinho tivesse um “favorito” entre seus tutores.

Um cachorro mimado é aquele que chora para tudo, ou faz faniquito por querer algo, que late para conseguir o que quer e é atendido prontamente. Em sua casa, há mais coisas para o animal, do que para o próprio humano.

Aqueles cachorros que mexem a cauda para a direita, ofegam, saltam e correm quando o dono chega de novo a casa estão demonstrando felicidade ao voltar a ter contato com a sua família humana, o que deve se interpretar como um gesto de carinho.

Há algumas favoritas: as palavras e frases “sente”, “vamos”, “bom garoto/garota”, “deite”, “fique”, “espere”, “não”, “sim” e “solte isso” foram reconhecidas por 90% dos cachorros. O próprio nome do animal também entra nessa lista.