O que os bebês de 2 meses entendem?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Neste mês a comunicação começa, além do sorriso a “conversa” começa a fluir, ele faz barulhinhos e gorgoleja. É importante que você sempre responda, assim vai estimulá-lo. Pode ser imitando seus sons, ou conversando mesmo, mas sempre responda.

Desenvolvimento físico do bebê de 2 meses
Virar a cabeça para os lados quando erguido. Sustentar a cabeça – mas ainda precisará de ajuda quando você estiver com ele no colo em movimento. Fixar o olhar em objetos que estiverem a até 45 cm de distância. Estender os braços e pernas quando estiver de bruços.

Brincar com o Recém-Nascido

  1. Hora de Brincar de Bruços. Deixar o bebê passar tempo de bruços ajudará a fortalecer os músculos das costas e do pescoço. ...
  2. Sorria! Enquanto brinca com o Recém-Nascido. ...
  3. Leia historinhas juntos. Agora é a hora perfeita para começar a rotina de ler uma história antes de dormir.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Fase REM do sono: durante a fase Rapid Eye Movement (REM) do sono, o bebé poderá passar por algumas alterações fisiológicas que desencadeiam reflexos, como sorrir. Os sorrisos nos bebés durante esta fase do sono podem ainda ser causados por movimentos involuntários do corpo.

Ao contrário do mito de que colocar o bebê em frente ao espelho atrasa a fala, as atividades que são realizadas quando o bebê pode se ver, e ver você ao mesmo tempo, irão ajudar no seu desenvolvimento.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.

Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe!

O sono do bebê não é regular
O sono do bebê de 2 meses ainda não é muito regular, apesar das mães desejarem que nesta fase eles já dormissem bastante. Contudo, é comum aos 2 meses culparmos a amamentação por uma fala expectativa que o leite artificial ajudaria a dormirem a noite inteira.

Embora os primeiros dentes só surjam por volta dos 6 meses de idade, um mordedor para bebê de 3 meses pode ser útil, pois existem crianças que têm esse processo adiantado, e o incômodo pré-dentição começa a partir do primeiro trimestre. Ou seja, é o período ideal para introduzir o brinquedo.

Como a coluna dos bebês só se firmam por volta dos 6 meses, é nessa idade que eles passam a se sentar sozinhos sem ajuda. Contudo, algumas crianças podem se sentar um pouco antes ou até mesmo um pouco depois, por volta dos 8 meses. É considerado normal que o bebê ainda não se sente sozinho até os 10 meses.

O esperado é que o bebê esteja sorrindo até o terceiro mês de vida. Quando isso não acontece, é importante que seja dito ao pediatra que acompanha a criança para que avalie o desenvolvimento dela, e, se for confirmado o atraso, encaminhe para avaliação especializada com neuropediatra.

A visão do seu bebé torna-se gradualmente mais aguçada.
Adora olhar para a cara da mãe e do pai e começa a aperceber-se do tamanho das coisas. A partir das seis semanas, já consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, permitindo-lhe aperceber-se da distância.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Ao contrário dos adultos, porém, os bebês sonham com sons, cores, formas e sensações do cotidiano. Os sonhos elaborados e mirabolantes dominam apenas a mente dos adultos, mesmo.