O que os artesãos faziam no Egito antigo?

Perguntado por: lcosta4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Por sua parte, os artesãos eram trabalhadores assalariados que exerciam diferentes ofícios como cortadores de pedra, carpinteiros, joalheiros, etc. Os camponeses formavam a maior parte da população, trabalhavam na agricultura, na criação de animais e deviam pagar altos impostos.

As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. Então, grande parte da obra é feita em homenagem aos deuses egípcios. As obras representavam ainda eventos políticos, por isso o faraó é uma das figuras mais vistas nas obras da arte desse povo.

Artesão é um trabalhador que exerce um ofício, de forma individual ou coletiva, para transformar matéria-prima em produto acabado por meio de técnicas principalmente manuais. Tem domínio e conhecimento sobre as técnicas, os materiais e processos de sua atividade.

As técnicas do artesanato brasileiro que se sobressaem são a cerâmica, as rendas, a cestaria, a tecelagem e os trabalhos em madeira, pedra e couro.

Os antigos egípcios criaram pinturas para fazer da vida pós-morte um lugar agradável. Os temas incluíam a jornada para o outro mundo ou divindades protetoras que apresentavam o morto para os deuses do pós-morte.

A arte egípcia assumiu, sobretudo, a forma da pintura, escultura e arquitetura, estando intimamente ligada à religião, eixo em torno do qual todo o sistema social girava. A expressão artística tinha, então, a função de aproximar os humanos e os deuses, refletindo vários preceitos religiosos.

Solidez e durabilidade; Sentimento de eternidade; Aspecto misterioso e impenetrável; Imobilidade solene.

Entre as grandes manifestações da arte egípcia estão pinturas, máscaras mortuárias, peças em cerâmica e, claro, as pirâmides.

A pintura egípcia era encontrada principalmente no interior das pirâmides, representando os grandes feitos do faraó, de forma estática e frontal. As esculturas egípcias eram representações das divindades e dos faraós. Da mesma forma, as pinturas continham figuras com expressões estáticas e frontais.

Os principais trabalhos de arte egípcia incluem as esculturas em pedra do túmulo do faraó Tutankamon, a Tumba de Horemheb, as pirâmides de Gizé, Templo de Amon em Kamak, Busto de Nefertiti e pinturas da tumba de Nebamun.

Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.c) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. No Brasil, o artesanato também surgiu neste período.

Por isso, você pode encontrar artesãos que trabalham sozinhos, em grupo, associações, empresas ou indústrias. Também é comum ver as referências desses profissionais assinando coleções para marcas renomadas no mercado.

Os indígenas são os primeiros artesãos brasileiros, pois antes mesmo da chegada dos portugueses, no século XV, eles produziam manualmente diversos itens, como cestos, cerâmicas, tinturas, armas de arco e flecha, ornamentos de penas e plumas, além das vestimentas, máscaras, tinturas e a própria moradia.

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.

O artesanato aparece como uma das ferramentas que mais beneficiam no desenvolvimento da criança. Concentração, disciplina e criatividade são algumas das consequências desse aprimoramento do lado artístico dos pequenos e ajudam, não só na escola, mas também na vida em sociedade.